Saiba o que incluir no texto para que seu Press Release seja bem recebido e reproduzido nos veículos de comunicação
Divulgar uma marca, pessoa, informação ou produto na imprensa não é uma tarefa fácil. Saber o que escrever no Press Release e como fazer essa divulgação pode ajudar – e muito – a conquistar espaço nos veículos de comunicação.
O que é Press Release e sua importância
Press Release ou simplesmente Release é o texto que é enviado pelas assessorias de comunicação aos jornalistas e veículos da imprensa. Nele, devem estar as informações mais importantes que se quer comunicar.
Mas não basta só incluir tudo o que você precisa dizer, sem seguir um passo a passo ou sem saber como fazer para que o jornalista dê atenção ao seu texto.
5 dicas para criar um bom texto
Seja direto
Nada de “enrolar” para falar sobre o assunto principal, vá direto ao ponto. Comece com as informações principais: qual é a novidade? O que aconteceu? Quando? Onde? Os detalhes entram depois!
Seguir esse formato de “lead” utilizado no jornalismo vai ajudar o repórter a entender, logo no início, do que se trata o release.
Não escreva muito nem pouco
Esqueça aquela lógica de redação que você aprendeu na escola. Não existe um tamanho ideal para o Press Release, mas ele deve ter só as informações pertinentes.
Divida o seu texto
Dê destaque ao que é mais importante e incluía intertítulos para dividir as informações.
Forneça imagens
Lembre-se de enviar fotos e imagens que possam agregar ao seu release. Se o texto é sobre uma pessoa, por exemplo, lembre-se de colocar fotos delas anexadas.
A mesma dica vale para obras, eventos, produtos. Ajude o jornalista a “enxergar” do que se trata.
Informações de contato
Não se esqueça de incluir, ao final, as informações de contato da assessoria ou do cliente.
Um texto sobre a marca com um breve histórico também é interessante e pode ajudar.
Se você quer divulgar a sua marca para a imprensa, conte com quem entende do assunto e sabe como fazer.
Agende um horário com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica.