A icônica montadora de automóveis Volkswagen completou, recentemente, 70 anos de história e, para comemorar esse aniversário, surpreendeu o mundo ao utilizar a tecnologia do deepfake para trazer de volta a voz marcante de Elis Regina, uma das maiores cantoras brasileiras, que nos deixou precocemente. Em uma apresentação inovadora, que acendeu o debate sobre a ética da manipulação digital, Elis Regina se juntou virtualmente à sua filha, Maria Rita, para uma performance emocionante.

 

A manipulação digital envolve a alteração ou criação de conteúdo com o objetivo de transmitir uma determinada mensagem ou influenciar a percepção do público. No caso da celebração dos 70 anos da Volkswagen, a empresa fez uso das tecnologias de inteligência artificial e pós-produção para criar uma performance virtual da lendária Elis Regina cantando um dos grandes sucessos da música brasileira.

A manipulação digital, quando utilizada de forma inadequada ou insensível, pode abalar a confiança do público e afetar negativamente a imagem de uma empresa. No caso da Volkswagen, por exemplo, algumas pessoas consideraram que o uso da imagem de Elis Regina de maneira virtual, para comemorar 70 anos da montadora, desrespeitou a memória da artista, além de tornar a mensagem publicitária menos autêntica. Nós, da QU4TRO Comunicação, não concordamos com essa opinião, mas a trouxemos para uma reflexão.

Durante a comemoração dos 70 anos da Volkswagen, Elis Regina “voltou à vida” em um palco digitalmente recriado pelo deepfake.

Com a sua característica expressão e voz inconfundível, a cantora virtual fez um dueto, também virtual, com sua filha Maria Rita que se apresentou ao vivo. Juntas, mãe e filha emocionaram o público com uma apresentação musical inspiradora, evocando memórias afetivas e reforçando os laços de amor e talento que sempre as uniram.

Deepfake/Manipulação Digital na Comemoração

A Volkswagen decidiu explorar o potencial da tecnologia de deepfake, com toda a sua manipulação digital, para homenagear a memorável trajetória da cantora Elis Regina e promover uma conexão única entre as gerações. E conseguiu! A criação digital permitiu trazer de volta sua presença em um momento especial, enquanto sua filha Maria Rita, continuava a tradição musical da família, celebrando a herança artística.

A Manipulação Digital Uniu Gerações

Ao resgatar a presença de Elis Regina por meio da manipulação digital, a Volkswagen proporcionou uma experiência única para os fãs da cantora que jamais puderam vê-la se apresentar ao vivo. Ao mesmo tempo, a performance proporcionada com a ajuda do deepfake fortaleceu a conexão entre gerações, permitindo que admiradores e novos públicos apreciassem os talentos musicais de mãe e filha lado a lado.

Manipulação Digital e Deepfake na Arte e Memória

A campanha publicitária da Volkswagen mostrou que o uso do deepfake destaca o potencial da tecnologia em preservar e contar histórias, bem como em reviver artistas e momentos significativos da cultura. Com avanços em inteligência artificial e algoritmos de aprendizado profundo, mostrou-se, mais uma vez, que é possível criar representações digitais quase reais de pessoas falecidas, compartilhando sua arte e legado com as gerações futuras.

A Volkswagen demonstrou ousadia e criatividade ao utilizar o deepfake como uma forma de comemorar seu aniversário de 70 anos de maneira única e emocionante. A participação virtual de Elis Regina, ao lado de sua filha Maria Rita, encapsulou não apenas a grandiosidade da cantora, mas também a preocupação da empresa em preservar a memória cultural e conectar diferentes gerações.

O debate em torno da ética da manipulação digital é inevitável em um mundo cada vez mais digitalizado. No caso da celebração dos 70 anos da Volkswagen com Elis Regina, não acreditamos que houve falta de ética na campanha publicitária, mas concordamos que é sempre fundamental refletir sobre as implicações morais e comerciais dessa prática.

A agência de comunicação desempenha um papel vital na orientação e na tomada de decisões éticas por parte das empresas em suas estratégias de comunicação. Assim, é essencial que as agências de comunicação promovam o diálogo sobre a ética e a manipulação digital, buscando sempre equilibrar a inovação tecnológica com a responsabilidade moral. Aqui na QU4TRO, trabalhamos com estratégias que buscam aproveitar plenamente os benefícios da era digital e que garantam a construção de uma comunicação ética.

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