Gestão de crise é um conjunto de ações para reduzir prejuízos de uma empresa ou pessoa diante de uma situação de crise. Uma boa equipe de profissionais de Comunicação é capaz de traçar um plano de contingência para conter ou impedir prejuízos à imagem do cliente.

 

Toda empresa ou figura pública está sujeita a ter problemas de imagem em algum momento. E uma crise de imagem pode gerar inúmeros resultados negativos e se tornar um marco desfavorável para uma trajetória profissional, política ou empresarial. Para enfrentar momentos assim, portanto, é fundamental contar com uma equipe profissional em gestão de crise.

O gerenciamento de crise é um conjunto de ações adotadas para reduzir prejuízos de uma empresa ou pessoa diante de uma situação de impacto negativo na imagem desse negócio/alguém. Neste caso, um processo estratégico de trabalho deve ser adotado para gerenciar a crise.

Uma boa equipe de Comunicação sabe traçar um plano de contingência, incluindo os meios de comunicação internos e externos que serão acionados. Só um bom time de profissionais saberá reconhecer os erros e acertos relacionados ao fato gerador da crise, além de conter ou impedir prejuízos à imagem do cliente.

 

Planejamento para a gestão de crise

Planejar é o melhor caminho, sempre. Para gerir bem uma crise, é preciso já ter previamente um planejamento elaborado e assertivo. Ter um levantamento de pontos frágeis e ações definidas para enfrentar cada um dos riscos identificados é o primeiro passo para evitar problemas.

Dependendo do tamanho da instituição e do nível dos riscos, é importante existir um comitê de crise instalado para que haja prevenção, identificação e rápida resolução de conflitos.

 

Comunicação é essencial

Agir com transparência, ética e assertividade é o caminho correto para uma instituição sair da crise. E é contando com uma assessoria de Comunicação que a empresa fará isso da melhor maneira.

Uma organização evita uma série de problemas internos quando comunica aos colaboradores o ocorrido e ressalta que está tomando medidas para lidar com a crise. É uma forma de evitar também um impacto negativo no clima organizacional.

Já em relação à comunicação externa, a empresa, com orientação da assessoria, escolherá quem deverá falar pela organização, o que vai falar, a quem irá se dirigir, e qual o conteúdo a ser comunicado.

 

Benefícios de contratar uma equipe especializada

A gestão de crises permite uma série de benefícios para a empresa ou organização:

  • Ação rápida e eficaz;
  • Preserva a imagem da empresa no mercado;
  • Demonstra respeito com a sociedade, sócios e funcionários da organização;
  • Reduz o impacto da crise interna e externamente;
  • Reduz a chance de problemas semelhantes se repetirem;
  • Aumenta o entrosamento da equipe;
  • Aproxima a empresa da mídia;
  • Aumenta as chances de sobrevivência do negócio no mercado.

 

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A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica trabalha na prevenção de crises, apontando riscos, pontos fortes, fracos e vulnerabilidades de uma organização. Temos profissionais capacitados para elaborar um plano estratégico e eficaz de trabalho. Fazemos o gerenciamento da crise por meio de um relacionamento transparente, seguro e ético com a mídia.

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