Aparecer no Google significa existir no universo on-line e é essencial para negócios de todas as áreas. Saiba o que fazer
“Quem não existe no Google, não existe”. Você, provavelmente, já ouviu essa frase. Aparecer no Google é essencial para qualquer negócio que quer mostrar autoridade e reputação, sem gerar dúvidas sobre a existência e seus produtos ou serviços.
Mas não é uma tarefa fácil se você não entender sobre a dinâmica do principal buscador mundial e como funciona o rankeamento das páginas na internet.
O que é preciso para aparecer no Google
Para existir no Google você precisa ter um site no ar com páginas rastreáveis. O que isso significa? Seguir um padrão de inclusão de conteúdo facilmente identificável pelos motores de buscas.
É importante também linkar o seu site com uma conta no “Google Meu Negócio” incluindo todos os seus dados considerados mais interessantes para o seu cliente: endereço, horário de funcionamento, descrições sobre produtos e serviços, fotos, entre outras coisas.
Critérios usados pelo Google
Existem milhares de páginas e sites existentes no mundo e a definição de quem o Google mostra ou como ele mostra primeiro segue uma lógica.
Sites novos podem demorar até serem rastreados, por exemplo. Erros de link para páginas inexistentes ou design que dificulta o rastreamento do buscador também podem atrapalhar você aparecer nas pesquisas.
Sites não seguros (aqueles que são apenas http e não têm o https que demonstra confiança) também têm tendência de serem menos mostrados.
Um site responsivo, que funciona perfeitamente em qualquer tela também, é mais bem pontuado pelo algoritmo do Google e tende a aparecer melhor.
Passos para aparecer no Google
Além de todas as questões técnicas, ter um bom conteúdo é essencial para aparecer no Google. Veja alguns passos para oferecer um bom conteúdo rastreável on-line:
• Nomeie as páginas do seu site com palavras-chave relacionadas;
• Crie resumos dos conteúdos para melhorar a experiência do buscador e do usuário ao pesquisar sobre aquele assunto;
• Apresente o conteúdo de forma hierárquica seguindo as técnicas de SEO Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca) tão valorizadas pelo Google;
• Use imagens e atribua a elas as palavras-chave;
• Insira links internos e externos no seu conteúdo.
Quer aparecer no Google e não está conseguindo resultado? Entre em contato conosco! A Quatro Comunicação e Assessoria Estratégica é especializada em produção de conteúdo para sites com otimização para aparecer no Google.