A comunicação interna é um setor ou área de uma empresa ou organização que tem a competência de organizar e fazer funcionar o fluxo de informações entre o seu público interno. É ela que permite que uma empresa trabalhe de forma integrada, promovendo melhor relacionamento, maior produtividade e engajamento entre seus colaboradores. A comunicação interna, além de ser a chave para estabelecer a conexão entre líderes e liderados, é uma ferramenta importante no alcance de melhores resultados para uma marca ou negócio.

A comunicação interna é a transmissão clara e direta e o compartilhamento de informações relevantes e estratégicas em um ambiente corporativo. Ela é uma área da comunicação integrada que foca todo o seu esforço e ações nos colaboradores de uma empresa.

Essa troca de informações importantes pode acontecer tanto de forma vertical (superiores e subordinados e vice-versa) ou de forma horizontal (funcionários de mesmo nível hierárquico).

“Oferece estímulo ao diálogo e à troca de informações entre a gestão executiva e a base operacional, na busca pela qualidade.” – Margarida Maria Krohling Kunsch  

Assim, apostar em em uma comunicação interna bem estruturada faz com que gestores e colaboradores otimizem o fluxo de informações que acaba se tornando padrão. 

Importância da Comunicação Interna

É Indispensável para estimular todos (patrões, funcionários e colaboradores) a desenvolver relacionamentos interpessoais saudáveis e promover o espírito de cooperação. 

Além disso, essa ferramenta constrói um clima organizacional de excelência, evita ruídos de comunicação (interferências que prejudicam o entendimento das mensagens) e aumenta a produtividade interna.

Objetivos 

Difundir a missão, visão, valores e boas práticas da empresa estão entre os principais objetivos da comunicação interna entre todos os atores da organização. Manter um fluxo padronizado de informações, dar oportunidade para que todos falem, coloquem sua ideias e sugestões. Deve-se eliminar ruídos na comunicação (informações desencontradas, equívocos e boatos) e construir canais transparentes e abertos de escuta.

Canais

Os canais de comunicação interna são inúmeros, mas alguns são indispensáveis. As organizações bem estruturadsa não abrem mão de utilizar e-mails, vídeos, murais, convenções, reuniões, Rede Social Corporativa (RSC), caixa ou espaço para sugestões, intranets, newsletter (https://4comunicacao.com.br/newsletter-o-que-voce-precisa-saber-sobre-esse-formato/ ) e TVs corporativas. 

É claro que a utilização de todos esses canais elencados não é obrigatória, mas é importante variar entre os meios mais tradicionais, os eventos presenciais e os canais digitais. 

Dessa forma, todos os chefes, funcionários e colaboradores de uma organização terão várias opções para conversar e encaminhar suas mensagens.  

Planejamento

Assim como qualquer outro projeto de uma organização, a comunicação interna também precisa de um planejamento. Ela precisa estar adaptada e alinhada aos objetivos e valores da organização sem, contudo, deixar de lado as sugestões e perfil de cada um que nela atua.

Para elaborar um planejamento de comunicação interna, é necessário considerar quais são os objetivos de uma organização ou empresa. De qualquer maneira, em um bom planejamento não podem faltar metas para alinhamento dos colaboradores com os discursos da organização. Promove um aumento constante no nível de satisfação dos colaboradores, diminui a rotatividade de pessoal na empresa e impulsiona o índice de metas alcançadas por todos.

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