Entenda o que é CTA e como alcançar mais resultados com essa estratégia nas suas redes sociais

Boas estratégias de marketing digital e comunicação nas redes sociais precisam de um bom Call To Action (CTA). Mas, afinal, o que é o CTA e como incluir isso no seu conteúdo?

O que é CTA

CTA é a abreviação, em inglês, de Call To Action, uma chamada, seja ela visual ou textual, que direciona o leitor para uma determinada ação. Essa ação pode ser um clique, uma curtida, encaminhamento, clique na bio ou qualquer outra estratégia.

A ideia do CTA é direcionar o visitante para um segundo passo no funil de conteúdo, aumentando o relacionamento com o conteúdo.

Tipos de CTA

Existem diversos tipos de CTA. A estratégia certa dependerá do seu objetivo principal e do estágio do funil em que o seu visitante está.

Alguns CTAs são focados apenas na interação direta e aumento do engajamento da própria rede social. São utilizados no topo de funil para começar a criar um relacionamento com o seguidor.

É o caso daquela mensagem ao final do post pedindo que você curta, compartilhe, comente ou salve o conteúdo se você gostou ou ele te ajudou de alguma forma.

Também são utilizados em topo de funil chamadas que levem o seguidor a começar o relacionamento em outra plataforma com o seu conteúdo – é o caso de um ebook gratuito que está no link na bio. Dessa forma, o seguidor deixa os contatos e se torna um lead em troca do conteúdo.

Se o seu seguidor já está no meio de funil, utilize CTAs que levem ele a um segundo passo – um evento, posts no blog, uma landing page, conteúdos exclusivos e até a assinatura de uma newsletter.

Outros CTAs chamam para uma interação direta com o visitante para dúvidas e diálogo – são muito utilizados também em meio e fundo de funil de vendas. O famoso “envie um direct” ou “clique no link da bio e fale conosco”.

Onde utilizar o CTA

Muito comum nos textos de redes sociais, os CTAs podem ser utilizados também em outros locais: na home e páginas do seu site, popups, posts no blog, email marketing, anúncios e muito mais.

O importante é lembrar que CTA e o conteúdo precisam ter relação. Além disso, crie caminhos fáceis para que o visitante siga a ação. Quanto mais páginas ele precisar abrir para baixar o seu conteúdo, por exemplo, maior a chance de se perder e desistir no caminho.

Mais do que saber o que é CTA, você precisa saber como utilizá-lo e colocar em prática. Comece hoje mesmo!

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