Relacionar-se com outras empresas, com colaboradores e com a imprensa é o principal objetivo da comunicação organizacional
Uma empresa – seja ela uma organização sem fins lucrativos, associação ou instituição, que busca uma comunicação excepcional e única, precisa ter uma diretriz totalmente desenhada, tanto interna como externa. A esse trabalho, damos o nome de comunicação organizacional.
É por meio desta comunicação que há a interação institucional e o relacionamento interno e externo da empresa, envolvendo colaboradores e diretores para o diálogo com fornecedores, imprensa e todo público externo.
Os tipos de comunicação organizacional
· Direta: atende a demandas específicas com dados ou informações. Responde a todos os públicos por demanda. Atende imprensa e produz conteúdo institucional.
· Estratégica: desenvolve planejamento para campanhas e outros temas a serem abordados pela empresa. Gera o engajamento de colaboradores e transforma o fato em notícia.
· Humana: envolve todas as pessoas que fazem parte do “corpo da empresa” e aquelas com as quais os colaboradores têm contato direto. Tem o objetivo de transmitir clareza e humanizar a comunicação entre as partes. Aproxima empresa e equipes.
· Mercadológica: apresenta o foco em vendas e promoção da empresa. Trata sobre a presença da marca ou serviços em feiras e eventos. Atua na promoção de vendas e marketing para vendas.
Objetivo único
A comunicação organizacional tem o objetivo de transformar a empresa em uma única voz. Falar a mesma língua em todos os temas e ter envolvimento dos colaboradores nesse sentido. É também função do comunicador organizacional conectar diferentes prestadores de serviços na área da assessoria de imprensa e comunicação digital.
Agilidade na informação e produtividade da comunicação garantem à empresa maior visibilidade e postura de grandes empresas.
Aproximar e individualizar
Houve um tempo em que a comunicação organizacional se resumia à produção de conteúdo interno para os colaboradores, com entrega de materiais impressos como jornais, panfletos e comunicados.
Hoje em dia, na era digital, essa informação chega muito mais rápido e extrapola os limites da empresa. A agilidade dessa propagação de informações também reforça a necessidade de uma gestão de comunicação organizacional. É um trabalho que evita ruídos na comunicação da empresa e apresenta resultados robustos para o relacionamento externo.
O investimento em comunicação organizacional pode evitar danos para a imagem da instituição e ainda garantir mais lucros quando a empresa consegue dialogar com o seu público-alvo de forma correta.
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