Gatilhos mentais surgiram na psicologia e são utilizados, cada vez mais, na comunicação e marketing digital

Não é fácil vender um produto ou serviço e algumas estratégias podem ajudar. É o caso dos gatilhos mentais que, se bem utilizados, podem ajudar o seu cliente a tomar a decisão de comprar ou contratar você.

O que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais são situações externas utilizadas para gerar sentimentos – sejam eles favoráveis ou desfavoráveis. Esses sentimentos, essas emoções, podem acelerar a decisão de quem sente.

Utilizados principalmente na psicologia, os gatilhos mentais foram adaptados pelo Marketing Digital para ajudar nas vendas.

Eles podem ser ativados por meio dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. No entanto, os mais utilizados pela comunicação com foco em marketing são visão (imagens) e audição (sons).

Uma boa combinação desses sentidos pode ativar um gatilho mental que desperte – ou acelere – o desejo de compra.

Veja alguns gatilhos comuns

Escassez e urgência

São alguns dos principais gatilhos mentais utilizados pelo marketing digital. Mostrar que algo – seja um produto ou serviço – é escasso e não está sempre disponível ativa o sentimento de necessidade, já que há o risco iminente de perder.

Estoque limitado, últimas vagas, últimas horas, poucas peças… são alguns dos gatilhos utilizados para gerar a sensação de escassez e urgência para a compra.

Prova social

Somos seres influenciáveis pelo que outras pessoas, que são referências para nós, estão falando, usando ou fazendo.

Diante disso, utilizar depoimentos de quem conhece o seu produto ou serviço é considerado prova social e um ótimo gatilho mental. Melhor do que você falar bem do que faz é outra pessoa dizer. A sensação de popularidade pode gerar um desejo de compra imediato.

Reciprocidade

O gatilho da reciprocidade é ativado quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. Segundo a psicologia, a tendência é que quem recebeu se sinta inclinado a devolver esse favor.

É muito utilizado pelos produtores de conteúdo que oferecem informação de qualidade gratuita para que, no futuro, possam vender seus produtos ou serviços, e, também, por lojas que mandam brindes na primeira compra para agradar o cliente e aumentar a tendência de que ele compre novamente.

Novidade

Diversas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano apontam o quanto gostamos de novidade. E isso pode ser utilizado por quem quer utilizar o marketing digital a seu favor.

Anunciar novidades e falar sobre conteúdos exclusivos aumentam o interesse do público e podem impulsionar os resultados.

Como utilizar bem os gatilhos mentais

Para ter sucesso na utilização dos gatilhos mentais, é preciso entender bem a persona e com quem você está falando. Será que aquele público tem potencial para ser bem impactado pelo gatilho?

Mostre o problema que você ajuda a resolver e não tenha medo de parecer vendedor da solução. Utilize voz ativa e vá direto ao ponto.

Conheça muito bem o seu produto ou serviço e as soluções que ele oferece.

Quer encontrar a melhor maneira de oferecer seu produto ou serviço? Conte com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica.

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