Entenda como funciona a gestão de crises de uma empresa e o passo a passo para colocar as ações em prática

Ninguém quer ter um problema ou uma crise na empresa. Mas, se a situação grave surgir, é preciso agilidade na gestão de crises para reduzir os prejuízos, tanto financeiros como de reputação.

Imagem e credibilidade são ativos muito valiosos para pessoas, empresas privadas e instituições. Uma crise de imagem pode gerar inúmeros resultados negativos e se tornar um marco desfavorável para uma trajetória profissional, política ou empresarial. Pode até mesmo encerrar uma caminhada.

A gestão de crises na prática

Quando falamos em gestão de crises, tratamos especificamente das ações e procedimentos que deverão ser adotados para minimizar os impactos negativos de um problema. Intervenções ágeis e inteligentes impedem uma crise na imagem ou na reputação de uma instituição, marca ou pessoa. Um processo estratégico de trabalho deve ser adotado para gerenciar uma crise: é importante escolher quem vai falar pela empresa, o que vai falar e a quem irá se dirigir.

Diante disso, um plano de contingência deverá ser traçado e colocado em prática, incluindo os meios de comunicação internos e externos que serão acionados.

Conhecer erros e acertos relacionados ao fato gerador da crise também é fundamental. E ter à frente das ações um gestor experiente para conter ou impedir prejuízos à imagem do cliente é indispensável. Uma crise só pode ser bem gerenciada se a instituição atingida tomar o controle da situação e agir com transparência, ética e assertividade.

Benefícios da gestão de crises

A gestão de crises permite uma série de benefícios para a empresa ou organização:

  • Permite uma ação rápida e eficaz;
  • Preserva a imagem da empresa no mercado;
  • Demonstra respeito com a sociedade, sócios e funcionários da organização;
  • Reduz o impacto da crise interna e externamente;
  • Reduz a chance de problemas semelhantes se repetirem;
  • Aumenta o entrosamento da equipe;
  • Aproxima a empresa da mídia;
  • Aumenta as chances de sobrevivência do negócio no mercado.

Prevenção é o caminho

Empresas, marcas ou pessoas não estão livres de enfrentar uma crise e, assim, prevenir é o melhor caminho, sempre. Ter um levantamento de pontos frágeis e ações definidas para enfrentar cada um dos riscos identificados é o primeiro passo para evitar problemas.

Dependendo do tamanho da instituição e do nível dos riscos, é importante existir um comitê de crise instalado para que haja prevenção, identificação e rápida resolução de conflitos.

A agência Quatro Comunicação e Assessoria Estratégica trabalha na prevenção de crises, apontando riscos, pontos fortes, fracos e vulnerabilidades de uma organização e cria um plano preventivo de gestão de crises.

Sendo inevitável a crise e, uma vez instalada, o cliente é preparado para enfrentá-la. A Quatro elabora um plano estratégico e eficaz de trabalho e faz o gerenciamento da crise por meio de um relacionamento transparente, seguro e ético com a mídia.

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