Veja dicas de como utilizar hashtags e aumentar o alcance do seu negócio em postagens no Instagram

A utilização de hashtags nas postagens não é algo novo, mas tem ajudado, cada vez mais, a aumentar o alcance de negócios e marcas nas redes sociais. Mas, se você não souber como fazer, tudo pode ir por água abaixo e você ter sua conta prejudicada!

O que são as hashtags

Hashtag significa uma palavra ou frase precedida pelo símbolo #, utilizada em sites de mídias sociais e aplicativos para identificar mensagens sobre um tópico específico.

Elas ajudam a filtrar as postagens por assunto. Dessa forma, quem busca uma postagem, por exemplo, sobre comunicação, digita na busca #Comunicacao e o Instagram filtra tudo que foi postado com aquela hashtag.

Se usadas com critério e seguindo as diretrizes da rede social, as hashtags ajudam as pessoas a encontrarem a página de sua empresa mais facilmente e a engajar o público-alvo.

Como utilizar a estratégia a seu favor

Busque sempre por uma hashtag antes de definir quais vai usar. Tenha também uma ou duas que remetem à sua empresa e as utilize sempre. Isso fará um filtro legal para a sua marca.

Criar hashtags próprias para eventos da marca também é uma boa estratégia para que outras pessoas as utilizem. Incluir tags genéricas do segmento também pode aumentar o seu alcance na temática.

O principal é que a estratégia das palavras-chaves esteja alinhada com a produção de conteúdo de forma global. E evitar os riscos, claro. Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer, nesse caso.

Veja o que não fazer

Quantidade de hashtags

Sem exageros! Você não deve usar mais de oito ou dez hashtags ou a rede social pode entender como spam e esconder o seu post: o famoso shadowban, sobre o qual já falamos aqui no site.

Não use muitas palavras juntas

Isso dificulta a leitura e a compreensão. Se for juntar mais de uma palavra, lembre-se de iniciar com letra maiúscula. Além de facilitar a leitura, isso ajuda no caso de celulares adaptados para deficientes visuais.

Evite hashtags banidas

Alguns sites apontam as palavras que não devem ser usadas e você também pode checar se uma hashtag foi banida buscando por ela no pesquisar. Se não aparecer, não use. Usar hashtags banidas pode colocar sua conta em shadowban.

O que você quer comunicar para as pessoas? Conte com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica para melhorar a sua estratégia de produção de conteúdo.

Acompanhe a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica também no Instagram!