Conheça o que é o Marketing de Influência e porque ele tem crescido rapidamente ao redor do mundo

Com as pessoas cada vez mais conectadas às redes sociais, a forma de produzir conteúdo tem mudado ao redor do mundo e ganha cada vez mais força um formato de comunicação que engloba quem tem muitos seguidores e poder de influenciar a escolha e compra: o Marketing de Influência.

O que é Marketing de Influência?

O Marketing de Influência ou, em inglês, Influencer Marketing, é uma estratégia de comunicação que utiliza de produtores de conteúdo independentes para a divulgação de marcas ou produtos.

Esses produtores de conteúdo, os influencers, precisam ter autoridade e relevância sobre um público específico e, na maioria das vezes, um grande volume de seguidores.

Os influenciadores criam uma ponte entre a marca divulgada e o público que os segue naquela rede social. Como os seguidores normalmente confiam no que é publicado, fica mais fácil para a empresa que é divulgada ganhar novos clientes e ter mais confiança daquele grupo específico.

Como funciona esse formato de comunicação

A parceria entre marcas ou produtos e os influencers é o resultado do Marketing de Influência.

Os influenciadores podem receber apenas os produtos e divulgar, num formato de permuta, por exemplo, ou receber pagamento formal para a divulgação da marca.

Nos dois casos, para divulgar o trabalho e atrair novas marcas parceiras, os influenciadores criam um formato de apresentação padrão sobre os resultados nas redes sociais, engajamento, compartilhamentos e outras métricas: o mídia kit.

Os influenciadores

São considerados influencers produtores de conteúdo digital presentes nas redes sociais e que têm poder de influência sobre os seguidores.

Eles estão em diferentes segmentos como moda, empreendedorismo, estética, humor, educação etc, e também em níveis regionais.

Alguns influencers chegam a milhares e milhões de seguidores, mas nem sempre o número de pessoas na rede social é a principal métrica que a empresa deve avaliar.

Médios influenciadores também podem dar bons resultados desde que o poder de influência sobre quem os segue seja grande e ele tenha autoridade sobre aquelas pessoas.

Como utilizar o Marketing de Influência no seu negócio

Utilizar essa estratégia de marketing pode gerar bons resultados na jornada de compra do cliente, já que é a divulgação do seu negócio a partir de uma voz reconhecida pelos seus possíveis compradores.

Para escolher bem o influenciador, no entanto, é preciso uma análise profunda sobre seu público-alvo e a persona da sua marca.

Muitas vezes influenciadores conhecidos nacionalmente e com muitos seguidores podem não trazer resultados tão bons como um influencer regional, por exemplo, a depender do que você divulga.

Peça e analise bem também os dados e métricas do possível parceiro. Combine muito bem como será a divulgação e lembre-se de que há regras para a publicidade nas redes sociais: deve ficar clara que a divulgação é #Publi .

Quer incluir sua empresa no marketing de influência e não sabe como? Entre em contato com a Quatro Comunicação e agende um horário conosco!

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