Entenda a importância de potencializar sua habilidade de falar e planejar a comunicação por meio do media training
Você ainda acha que se comunicar bem é uma questão de dom? Nem sempre. A arte de falar em público, especialmente em entrevistas, pode ser aprimorada com treinamento. É o que propõe o media training. Entenda como funciona.
O que é media training?
O media training é um treinamento que busca preparar um profissional para atuar como porta-voz de uma organização. A ideia é deixá-lo apto a lidar, com tranquilidade, com entrevistas e diversas outras situações que surgem durante o atendimento à imprensa, seja por meio de rádio, TV, jornais ou revistas.
A técnica ainda é adotada por pessoas públicas que precisam melhorar seu discurso ou mesmo se posicionar diante do público em geral. Assim, além de representantes de grandes organizações e políticos, artistas e celebridades também investem no media training para ter uma maior habilidade com a mídia tradicional e nas redes sociais.
Saber agir nos momentos de polêmica, falar com tranquilidade e respirar na hora certa são atitudes essenciais na hora de falar com jornalistas e de gerir uma crise que pode colocar a imagem de uma pessoa, empresa ou organização em risco.
Como funciona
Em geral, o media training não tem uma regra específica e pode variar de acordo com o perfil da pessoa e a sua necessidade. As orientações podem ser passadas individualmente ou mesmo em grupos e isso pode durar horas ou dias.
No entanto, é possível dizer que, durante o treinamento, são expostos conceitos básicos de comunicação, explicando o que deve e o que não deve ser feito, além das orientações quanto a melhor postura e linguagem.
O media training inclui também alguns exercícios práticos, onde são feitas diversas simulações de situações que o profissional poderá passar durante uma entrevista ou uma coletiva de imprensa, por exemplo. Há, inclusive, testes com câmeras, avaliando os pontos fortes, fracos e o que deve ser adaptado.
Desse modo, a desenvoltura, postura, linguagem corporal e tempo de resposta são alguns dos itens analisados e levados em consideração . Ou seja, a análise da linguagem não-verbal também é abordada no media training.
Além disso, o treinamento ajuda o porta voz a não cair em armadilhas durante uma entrevista, a lidar com fake news e a se sair de perguntas delicadas.
Pensando em investir em um media training? A Agência Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica oferece esse treinamento.