O Carnaval é uma época do ano de grande oportunidade para marcas trabalharem boas estratégias de marketing e atraírem consumidores interessados em aproveitar a folia. Desenvolver campanhas com a presença de grandes artistas, criar jingles que “fixam na mente” e apostar nas tendências do momento são estratégias importantes para marcas aproveitarem a visibilidade que o Carnaval oferece.
Uma boa estratégia de marketing no Carnaval pode alavancar e consolidar marcas de várias maneiras. Pensando em comunicação e marketing, não se pode esquecer que o Carnaval é uma festa amplamente celebrada, que alcança um público vasto e diversificado, oferecendo uma oportunidade única para as marcas se conectarem emocionalmente com as pessoas.
Além disso, patrocinar eventos carnavalescos, como bloquinhos e festas, ou criar campanhas temáticas pode aumentar a visibilidade de uma empresa, gerar engajamento nas redes sociais e fortalecer o reconhecimento da marca. Uma estratégia de marketing bem planejada durante o Carnaval pode fortalecer sua posição no mercado e criar uma conexão duradoura com os consumidores.
No Blog de hoje, a QU4TRO separou alguns exemplos de empresas que investem em campanhas de marketing no Carnaval. Essas marcas realizam ações promocionais nos sambódromos, em blocos de rua, camarotes e festas, aproveitando o período de uma das maiores festas do Brasil para promover sua marca e produtos. Veja abaixo:
1 – Brahma:
Uma grande marca de cerveja que aproveita o Carnaval para promover suas campanhas é a Brahma. Ela costuma patrocinar escolas de samba e realizar ações de marketing durante os desfiles.
Neste ano, a empresa lançou uma ação diferenciada e bastante autêntica. Para permitir que os foliões curtam as festas sem nenhuma preocupação com os seus celulares, a Brahma distribuirá gratuitamente unidades do chamado “Brahma Phone” nas cidades de Salvador e Rio de Janeiro. A ideia é que as pessoas usem os dispositivos e deixem os seus aparelhos pessoais em casa.
Confira:
Apresentamos a revolução do carnaval: Brahma Phone. O melhor celular do mundo. Por 4 dias. 😅
Só o que você precisa para curtir a folia. E a melhor parte: se perder, perdeu. 🍻
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— BRAHMA (@BrahmaCerveja) February 6, 2024
2 – Globo:
No Carnaval, a Rede Globo, uma das maiores emissoras de televisão do Brasil, transmite desfiles de escolas de samba e programas especiais, além de promover concursos e eventos relacionados à festa. É o chamado Carnaval Globeleza, nome já fixado na memória dos brasileiros.
Há mais de 30 anos, o Carnaval da TV Globo conta com uma trilha sonora bastante consolidada. Basta ouvir o início da música, “Vem pra ser feliz…”, que muitos já sabem que se trata do Carnaval da Globo. Também por meio dessa estratégia, a emissora se mantém muito bem lembrada nesta época do ano.
Para este Carnaval, a campanha ganhou uma nova versão, nas vozes das cantoras Alcione e Ludmilla. Assista:
3 – Netflix:
Plataformas de streaming também têm aproveitado o Carnaval para promover suas séries e filmes, lançando campanhas temáticas e interagindo com os usuários nas redes sociais. É o caso da Netflix.
A empresa sabe que assistir filmes e séries é uma boa opção de passatempo para quem prefere passar o feriado de uma forma mais tranquila, em casa E, assim, aproveita a época para criar boas campanhas de divulgação de seus lançamentos.
Neste ano, a plataforma de streaming se uniu ao cantor Léo Santana, que se fantasiou para fazer propaganda da nova série live-action Avatar: O Último Mestre do Ar. Veja a publicação:
FAÇA O A IMEDIATAMENTE!
O Léo Santana se fantasiou de Aang da minha nova série Avatar: O Último Mestre do Ar no carnaval de Salvador. 🌊🪨🔥💨 pic.twitter.com/rbZwTpCazh
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) February 7, 2024
4 – O Boticário:
Marcas de cosméticos como O Boticário também investem em campanhas de Carnaval, lançando produtos e coleções especiais para a época, além de promover eventos e ações de marketing nos camarotes de festas carnavalescas. Há momentos em que promotoras da marca também fazem maquiagens nos foliões.
Em um post no Instagram do Boticário, uma influencer maquiadora se arruma para o Carnaval usando produtos da marca, mostrando as opções de cores e brilhos para quem vai participar da folia. Veja:
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5 – C&A:
Nesta época do ano, grandes varejistas de moda se preparam para oferecer diferentes opções de looks para quem vai pular Carnaval. Mostrando estar atenta às atuais tendências da moda, a C&A lançou uma coleção inspirada no estilo Mermaidcore – ou Sereismo.
No Instagram da loja de departamento, fotos mostram peças como macacões, tops, bodys, shorts, meias-calças e saias, com muito brilho, paetê e cores para os foliões utilizarem nos bloquinhos. Confira:
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6 – Trident:
A nova campanha da Trident, “Destrave a Boca no Carnaval”, mostra bocas coloridas com glitter mascando chiclete, como um convite à quem pretende beijar durante o Carnaval. Para ter maior alcance, a marca fechou parceria com a cantora Ludmilla, que é a voz da campanha. Além dessa estratégia, a Trident conta com a música da propaganda já incluída nas plataformas digitais.
Veja:
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7 – Guaraná Antárctica:
Para este Carnaval, o Guaraná Antarctica fechou parceria com mais de 15 blocos e camarotes no Brasil. Antes mesmo do feriado, a marca já esteve presente em um bloquinho, no último dia 4 de fevereiro, em São Paulo, e convidou influencers para divulgação.
Nas redes sociais, as publicações da marca estão totalmente voltadas para o Carnaval, mostrando que a empresa não perde oportunidade de participar ativamente das festividades.
Confira:
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A QU4TRO Comunicação e Assessoria Estratégica está sempre acompanhando as tendências de marketing para todas as épocas do ano. Conte conosco para traçar boas estratégias de marketing e alavancar a sua marca!
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