Entenda quais são as mudanças da 4ª versão do Google Analytics e o que é necessário fazer em relação à versão que será descontinuada.
A atual versão do Universal Analytics (Google analytics), software que vem “rodando” há quase 15 anos e que é utilizado para coleta de dados e análise de tráfego da web, será descontinuada em 2023. A partir de 1º de julho do próximo ano, as propriedades padrão do Universal Analytics não vão mais processar dados, sendo substituído pelo Google Analytics 4. É o que já informou o Google https://support.google.com/analytics/answer/11583528.
O Google Analytics 4 – a quarta versão do Analytics – vai assumir o comando e, além de mudar toda a interface da ferramenta, vai mudar outras funcionalidades, bem como, a forma de captura dos dados dos clientes e os relatórios. Com o Google Analytics 4, será possível obter insights mais exatos sobre o comportamento dos usuários, e dessa forma, traçar estratégias baseadas em dados.
O que é o Google Analytics?
Para quem não sabe o que é e ainda não usa o Analytics, ele nada mais é do que uma ferramenta que registra as ações do usuário. Ele rastrea toda a navegação, desde o momento em que se entra, até o momento em que se sai do site.
Por que o Analytics é importante?
Porque as informações coletadas por ele são extremamente importantes para uma análise de dados comportamentais de usuários, ou seja, para entender como o usuário interage com o seu site e como melhorar essa experiência para otimizar seus resultados de conversão.
O que é o Google Analytics 4?
O Google Analytics 4 é uma atualização do Analytics e é a solução de métricas de última reação do Google. O GA 4 coleta dados de sites e apps, assim, mostrando mais informações sobre a jornada do cliente. Essa coleta é baseada em eventos de sites e apps, em vez de sessões. E o que são eventos? São as interações que o usuário executa em um site ou app como, por exemplo, clicar em um menu, clicar em uma imagem, descer a barra de rolagem da página e realizar uma pesquisa no site. Em suma, todas as ações que o usuário executa dentro do site ou app são eventos para a nova ferramenta.
O que muda com o Google Analytics 4?
A principal mudança trazida pelo GA 4 é a facilidade de captar e analisar dados.
O Google Analytics 4 consegue rastrear novas métricas de engajamento como visualização de vídeos do YouTube incorporados ao site, rolagem de tela, cliques em links externos e outras interações, automaticamente.
Além disso, se uma empresa tem um aplicativo (tendência que vem crescendo no mercado), com o GA 4 é possível unir os dados de navegação do site para o aplicativo e vice-versa: web, app, web+app e app+web.
Com a atualização da ferramenta, fica mais fácil rastrear os usuários entre domínios para as empresas que trabalham com mais de um site ou com múltiplos domínios. Controles de privacidade, como medição sem cookies, modelagem comportamental e estimativa de conversão também estão incluídos na quarta versão do Analytics. Quer saber mais? O Google explica: https://support.google.com/analytics/answer/11583528 .
O Google Analytics 4, sem dúvida, permitirá que as empresas rastreiem melhor o retorno de seus investimentos em marketing e comunicação.
A Quatro aguarda com ansiedade e curiosidade por essa grande transformação para o mundo corporativo. O GA 4, eventualmente, abrirá novas possibilidades de estratégias para o mercado e para as tendências de comunicação, em 2023.
Para mais novidades sobre o mundo da comunicação, fique de olho no Blog da 4 que, semanalmente, traz notícias quentinhas https://4comunicacao.com.br/noticias/.