Quem vai entregar a declaração do Imposto de Renda de 2023 precisa estar atento a algumas mudanças e novidades implementadas pela Receita Federal. As principais alterações estão voltadas para o preenchimento de valores referentes à pensão alimentícia e rendimentos em Bolsa de Valores. Além disso, foi anunciada a restituição do imposto via Pix e o uso da declaração pré-preenchida.

“Na declaração pré-preenchida, é possível acessar os dados referentes à declaração do ano anterior. Receber a restituição antes também está entre as vantagens: o contribuinte pode receber o recolhimento antes do prazo quando opta pela declaração pré-preenchida. Informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importadas da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo”, informa Jakson Aires, advogado tributarista e contador.

Leia a reportagem completa da Jovem Pan:

https://jovempan.com.br/noticias/economia/pensao-alimenticia-acoes-em-bolsa-e-restituicao-via-pix-confira-as-principais-mudancas-do-ir-de-2023.html?amp