A famosa hashtag é muito usada em legendas de fotos antigas publicadas às quintas-feiras. O uso do #TBT também é uma boa estratégia para alavancar sua marca nas redes

 

Popular nas redes sociais, o TBT é uma sigla do termo em inglês ‘Throwback Thursday’. Em português, pode ser traduzido como quinta-feira do retorno ou quinta-feira da nostalgia.

Esta hashtag é utilizada em redes como TikTok e Instagram, em legendas de fotos ou vídeos antigos, como forma de recordação de algum acontecimento. É muito usada em publicações com lembranças de viagens e eventos, por exemplo. 

 

Como surgiu o #TBT?

A expressão Throwback Thursday começou a ser usada em 2006, em um blog norte-americano especializado em tênis, o “Nice Kicks. A página publicava fotos de tênis antigos às quintas-feiras, em uma seção chamada ThrowbackThursday. Na mesma época, o termo também apareceu em uma série de postagens de desenhos antigos do diretor de cinema Saxton Moore.

Uma das primeiras famosas a usar o Throwback Thursday em uma publicação foi a socialite Kim Kardashian que postou no Twitter uma foto com o termo, mas sem hashtag, em 2012.

Tweet de Kim Kardashian em 2012

Tweet de Kim Kardashian em 2012

 

Uso do #TBT nas redes sociais

O Instagram foi criado em 2010, mas o uso das hashtags só começou no ano seguinte. Em 2012, o #TBT acabou se popularizando na rede social.

Há quem defenda regras para o uso do #TBT. Para alguns usuários, por exemplo, as publicações com a hashtag deveriam ser de, pelo menos, cinco anos atrás. Mas, na prática, isso não acontece e a sigla é mais usada em referência a acontecimentos passados no geral, podendo ser algo que ocorreu há uma semana ou há 10 anos.

 

Estratégia para sua marca usar o #TBT

O uso do #TBT também é uma boa estratégia para uma marca entregar certo conteúdo para mais pessoas. Isso porque o uso da famosa hashtag pode resultar em um engajamento maior àquilo que é compartilhado.

 

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