Entenda mais sobre a promessa da Web 3.0 e o que ela mudará na rede mundial de computadores

Você já ouviu falar na Web 3.0? A promessa é ter uma nova rede mundial de computadores, mais descentralizada, menos dependente de big techs e capaz de dar aos usuários o controle sobre seus próprios dados.

Mas o que isso muda na realidade?

O que é a Web 3.0

Na prática, é uma web com código aberto; sem tantos ou nenhum intermediário mediando as conversas dos usuários.

A nova rede teria também dinheiro eletrônico não controlado pelo Estado e serviços financeiros antes só ofertados por bancos.

É a rede conectada com a criptomoedas e sistemas abertos, desvinculada dos grandes conglomerados de Big techs.

A Web ao longo dos anos

Entenda a diferença da rede mundial de computadores ao longo dos anos.

Web 1.0

Começou no final da década de 80 e foi até 2000. Um dos principais marcos da época foi a criação do World Wide Web (www). As páginas eram estáticas, com muito texto e poucas imagens – as pessoas só liam, sem interagir.

A maioria dos sites pertenciam a veículos de imprensa. Grandes empresas de tecnologias foram criadas nessa época para “organizar” o conteúdo publicado, como Google e Yahoo.

Web 2.0

A partir dos anos 2000 surge uma Internet mais interativa. Empresas de tecnologia lançaram as primeiras plataformas para conversa e publicação de conteúdo. Aqui que surgiram MSN e mIRC, blogs e redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e YouTube.

Buscadores e plataformas de mídias sociais pertencem a grandes conglomerados de tecnologia. Dados de usuários viraram moeda de troca e começou a discussão sobre o direito sobre eles.

Web 3.0

Seria a internet descentralizada, internet do futuro. A ideia é unir o que tem de melhor, na Web 1.0 e 2.0, e tirar o controle da rede – e dos dados dos usuários – das mãos das big techs.

Essa nova era digital está sendo construída aos poucos com a ajuda de tecnologias inovadoras, principalmente a blockchain e as criptomoedas, que dispensam os validadores tradicionais de confiança (empresas, governos etc).

Você é de qual geração da Web? O importante é estar sempre conectado e informado sobre o que vem por aí.

Aqui na blog da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica você está sempre informado. Acompanhe nossas notícias!

Veja o que é notícia também no Instagram da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica!