É o meio pelo qual o cidadão é atendido em suas demandas sociais, alcança interação com o poder público e obtém informações de interesse coletivo.
Apesar de ter origem na comunicação governamental, a comunicação pública não se resume à comunicação realizada por meio dos canais estatais de comunicação (agências de notícias de governos estaduais e federal, por exemplo) ou à efetivada por meio de documentos públicos, portarias e decretos publicados nos Diários Oficias Estaduais ou da União.
Apesar de a doutrina não ser pacífica em relação à definição de comunicação pública, os doutrinadores e especialistas sobre a matéria têm uma conclusão única: a comunicação pública deve ter como foco o cidadão e suas necessidades. Em outras palavras, isso quer dizer que toda a população deve saber que existe um canal de comunicação à sua disposição para garantir a informação sobre os seus mais variados direitos e deveres (campanha de vacinação, pagamento de impostos etc).
Interesse coletivo
Na comunicação pública, o interesse coletivo se sobrepõe ao privado. Ela é o canal que viabiliza o interesse público de maneira transparente, direta e rápida. Vai além do ato de informar o cidadão e privilegia a sua participação ativa e permanente na construção de politicas públicas ou de projetos de interesse coletivo, desde a sua idealização até a sua efetivação.
Especialistas
Um dos maiores nomes da atualidade no Brasil, é o do professor Jorge Duarte. Idealizador e organizador do livro “Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público” (2012), volume que reúne diversos artigos e discussões sobre o tema em diversas partes do mundo, o especialista ressalta a comunicação, para ser pública, deve obedecer a algumas regras: cumprir algumas exigências como:
– centralizar todo o processo de comunicação no cidadão;
– privilegiar o interesse público em relação ao interesse individual ou corporativo;
– tratar a comunicação como um processo mais abrangente do que informação.
Na análise e definição do professor e jornalista Eugênio Bucci, “a Comunicação Pública se compõe de ações informativas, consultas de opinião e práticas de interlocução, em qualquer âmbito, postas em marcha por meio do emprego de recursos públicos, mediante processos decisórios transparentes, inclusivos e abertos ao acompanhamento, críticas e apelações da sociedade civil e à fiscalização regular dos órgãos de controle do Estado. Quanto às suas finalidades, a Comunicação Pública existe para promover o bem comum e o interesse público, sem incorrer, ainda que indiretamente, na promoção pessoal, partidária (do partido do governo), religiosa ou econômica de qualquer pessoa, grupo, família, empresa, igreja ou outra associação privada.”
Novas tecnologias
Com a chegada da comunicação digital e das mídias sociais, a comunicação pública avançou na entrega de informação ao público sendo possível falar com ele mais diretamente. Para cumprir a missão da comunicação pública, o papel de profissionais qualificados das assessorias de comunicação tem sido cada vez mais importante. Entenda aqui: https://4comunicacao.com.br/assessoria-de-imprensa-e-assessoria-de-comunicacao/
Para saber mais sobre comunicação, acesse o site da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica. https://4comunicacao.com.br/