O aplicativo ligado ao Instagram foi lançado no início de julho e já acumula mais de 100 milhões de downloads ao redor do mundo. No Threads, usuários podem postar textos de até 500 caracteres, fotos e vídeos de até cinco minutos.

 

A Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, lançou, em 6 de julho deste ano, uma nova rede social: o Threads. O aplicativo inspirado no Twitter já acumula mais de 100 milhões de downloads ao redor do mundo e chegou no momento em que a rede do bilionário Elon Musk é alvo de críticas por limitar a leitura de tuítes por dia.

Já apelidado de “Twitter do Instagram”, o Threads usa, inclusive, o nome de uma das funções do app rival. No Twitter, “thread” significa um encadeamento de tuítes.

Como funciona

Ainda que o Threads seja um aplicativo separado, usuários se conectam a ele por meio da conta do Instagram. Em uma integração com a plataforma de fotos, pessoas podem compartilhar uma publicação do Threads em seus Stories e enviar links de posts para outras plataformas, por exemplo.

Na nova rede social, usuários podem postar textos de até 500 caracteres, fotos e vídeos de até cinco minutos. Assim como o Twitter, o aplicativo do Instagram permite que as pessoas escrevam, curtam e compartilhem textos e imagens com os seguidores.

Conexão com o Instagram

Para criar uma conta no Threads, é preciso ter um perfil no Instagram. A principal crítica dos usuários é que, pelo fato de serem plataformas associadas, para apagar de vez seu perfil no Threads – o que inclui todos os seus dados –, é preciso excluir também sua conta do Instagram.

Para quem desejar sair do Threads sem excluir o perfil do Instagram, a opção é a suspensão temporária da conta no Threads. Isso significa que sua conta na nova rede social vai sumir das buscas, mas ela ainda estará disponível para quando o usuário quiser se reconectar. E, assim, o Instagram não é afetado.

De acordo com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, a Meta vem estudando maneiras de fazer a exclusão das contas separadamente.

O Threads foi lançado em um momento em que seu principal concorrente, o Twitter, estava sendo criticado por limitar a leitura de posts por dia. No entanto, o aplicativo ligado ao Instagram chega ao mercado sem várias das funcionalidades já oferecidas pelo Twitter. Ainda faltam recursos básicos, como abas de pesquisas e de envio de mensagens diretas, que a Meta diz estar trabalhando para desenvolver.

QU4TRO Comunicação e Assessoria Estratégia está sempre acompanhando as novidades em comunicação e em tecnologia da comunicação. Quer ter um bom perfil nas redes sociais? Conte com a QU4TRO! Para mais conteúdos como este, acompanhe-nos em nosso site e pelo Instagram.