O carrossel de imagens é uma ótima opção para marcas que desejam divulgar mais informações sobre um produto ou serviço. Isso porque, aquilo que antes precisava ser informado na legenda do post, agora pode estar nas próprias imagens, facilitando até mesmo a visualização pelo cliente.

 

Já há alguns anos, o Instagram deixou de ser uma rede social destinada apenas a fotos de usuários. Agora, é também um meio para divulgação de diferentes negócios, conteúdo empresarial, e até mesmo memes. Seja qual for o conteúdo publicado, uma das principais tendências para melhorar o engajamento do post é o uso de carrossel de fotos. Isto é, o uso de mais de uma imagem em uma mesma postagem. O famoso “arrasta para o lado”.

Divulgado em 2022, um relatório da Socialinsider mostrou que o carrossel foi o formato de publicação que mais gerou engajamento em perfis pequenos e médios (com até 10 mil seguidores), entre 2019 e 2020. Em páginas com mais de 10 mil seguidores e menos de 100 mil, os carrosséis só perdem para vídeos. Por outro lado, conforme o levantamento, os posts carrosséis foram os que mais tiveram “curtidas” em todos os tipos de perfis, na comparação com publicações de fotos únicas e vídeos.

Confira os gráficos:

 

Os dados indicam que os perfis pequenos se beneficiaram mais do uso de carrosséis, obtendo maior engajamento e maior quantidade de likes.

Posts com carrossel no perfil da sua marca

Esse formato de publicação permite inserir até 10 imagens (fotos e vídeos) no mesmo post do Instagram, bastando “arrastar para o lado” para conferir todas. Assim, é uma forma de os usuários ficarem mais tempo em uma única publicação, consumindo um conteúdo específico. Quanto mais as pessoas se engajam com as postagens do seu perfil, mais publicações suas chegarão até elas.

Além do possível aumento de seguidores e da maior interação dos usuários com a sua página, os carrosséis são uma ótima opção para marcas que desejam divulgar mais informações sobre um produto ou serviço. Isso porque, aquilo que antes precisava ser informado na legenda do post, agora pode estar nas próprias imagens, facilitando até mesmo a visualização da informação pelo cliente. Afinal, é mais fácil alguém repostar fotos, desenhos ou informativos em formato de imagem/vídeo do que repostar textos longos em uma legenda.

Como fazer um carrossel de fotos no Instagram?

Criar um post carrossel no Instagram é muito simples. Basta clicar em nova publicação para o feed e, após escolher uma imagem, clicar no ícone de quadrados sobrepostos, na parte inferior direita do aplicativo. Depois, é só selecionar quais fotos ou vídeos serão adicionados ao post!

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