O termo crossmedia vem do inglês e significa, literalmente, o ‘cruzamento de mídias’. Ele foi inserido no meio do marketing na década de 1990. Parte dessa estratégia é pensar em formas diferentes para compartilhar um conteúdo em vários meios de comunicação ao mesmo tempo.
Crossmedia é uma estratégia de marketing que consiste em distribuir uma mesma campanha em vários tipos de mídias. Respeitando as características de cada canal de comunicação, é possível colocar uma mesma mensagem em vídeo, texto, podcast, e aplicativos, por exemplo. Ou seja, é possível a uma empresa divulgar o seu conteúdo na televisão, rádio, veículo impresso e na internet (portais de notícias, redes sociais etc).
Assim, cada conteúdo transmitido no processo de Crossmedia será sempre único, o que muda é a linguagem utilizada em cada mídia. Afinal, cada mídia tem linguagem própria. Uma mesma campanha publicitária pode, então, ser adaptada para ser veiculada no cinema, na televisão, em front light, outdoor, rádio, sites de noticias, no Instagram, no Facebook, no YouTube etc.
Vantagens de adotar o Crossmedia
Há várias vantagens em adotar a estratégia de Crossmedia para o seu negócio. Algumas delas são:
– Dar liberdade ao consumidor para decidir que mídia optar para ver o conteúdo da empresa;
– Massificar a informação;
– Aumentar a consciência de marca (Brand Awareness) e torná-la mais conhecida e reconhecida.
Diferença entre Crossmedia e Transmedia
Além do Crossmedia, que utiliza vários tipos de mídia para veicular um conteúdo, existe o conceito de marketing Transmedia, que é o uso de canais de comunicação para divulgar partes de uma narrativa ou pontos de vista diferentes sobre ela. Então, enquanto o primeiro usa diferentes plataformas para transmitir a mesma mensagem, o segundo aproveita as particularidades de cada meio para divulgar diferentes frentes de um mesmo conceito.
No caso da Transmedia, portanto, se o consumidor acessar somente um meio, terá acesso parcial às informações. Isso porque o objetivo é que os meios complementem as mensagens um do outro.
Já o Crossmedia visa expandir a divulgação de um certo material, distribuindo-o entre diferentes redes sociais, por e-mail, ou mesmo transformando aquele conteúdo em vídeo ou podcast, por exemplo. Assim, a questão é a maneira com que essa narrativa será compartilhada em diferentes ambientes.
Exemplo de Crossmedia
Um exemplo simples e muito fácil de entender no emprego da estratégia de Crossmedia é a transmissão dos jogos de futebol. Os clássicos do esporte são comumente transmitidos pela televisão (aberta e fechada), pela internet e também pelas rádios, simultaneamente. E toda essa divulgação é feita com as devidas características de cada veículo para atingir o maior número possível de público.
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