Veja como tornar sua narrativa mais atraente para o seu público-alvo utilizando bem as técnicas de storytelling

Não interessa onde, da fofoca à novela, filmes, séries e até no bate-papo do happy hour após o trabalho: todo mundo adora uma boa história. E, se você souber como fazer, o storytelling pode ajudar o seu negócio a encantar e, com isso, vender mais.

O que é storytelling

A palavra vem do inglês e significa, de forma simples, contar histórias. Mas do que só contar o que aconteceu, utilizar o storytelling de forma eficaz exige técnicas para utilizar uma narrativa atraente, envolvente, recursos e gatilhos mentais para que a história seja persuasiva e consiga o seu objetivo, de forma indireta.

O storytelling é uma poderosa ferramenta do marketing digital. Pode ser utilizada na produção de conteúdo, em consultorias, eventos e nas vendas em geral. O importante é saber como fazer.

Histórias são poderosas porque geram identificação, despertam emoções e nos seduzem com facilidade. A comunicação humana é baseada em histórias e, com elas, é mais fácil nos conectar.

Como funciona

A técnica envolve quatro elementos: mensagem, ambiente, personagens e conteúdo.

Personagens: os envolvidos. Quem fala, quem mais participou daquela história e, inclusive, quem escuta.

Mensagem: o que se quer dizer, a mensagem final, que muitas vezes será dita de forma indireta.

Ambiente: é preciso enxergar o que se conta com a imaginação. Por isso, descrever o ambiente faz toda a diferença no storytelling.

Conteúdo: é o enredo da história, o formato que será entregue a mensagem para quem escuta/lê.

É preciso perceber os conceitos para utilizar bem a técnica. Utilizados inicialmente por roteiristas e escritores, eles foram adaptados para o marketing digital e a produção de conteúdo on-line e têm feito a diferença na conversão final de vendas, por exemplo.

As pessoas se conectam com pessoas, e utilizar histórias aumenta a conexão tão almejada quando falamos de internet e de milhares de conteúdos “despejados” nas nossas telas 24 horas por dia.

Storytelling na prática

Para começar a utilizar a técnica, planeje o seu conteúdo e pense: qual é a melhor maneira de prender o meu leitor nesse assunto?

O que envolve o meu produto, o meu serviço e minha trajetória que eu poderia incluir na maneira de contar?

Quer ajuda para contar a sua história?

Conte com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica para ajudar você! Aqui, somos especialistas em storytelling.

Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe as dicas e conteúdos da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica também no Instagram!