Na semana passada, o Blog da 4 falou um pouco sobre a mídia proprietária – aquela que é feita pelas ferramentas das próprias empresas. Nessa semana, vamos explicar a diferença dela para a mídia espontânea e a mídia paga.
A mídia proprietária ou publicação de marca ou Brand Publishing é aquela controlada pela própria empresa ou marca. Ela representa os perfis em redes sociais (Instagram, Facebook etc), lista de e-mails, blogs e sites. Esses canais são, na verdade, os ativos de comunicação que as marcas detém. Com a mídia proprietária, é possível que empresas selecionem seus temas de relevância e construam caminhos próprios e sólidos para que seu público-alvo chegue mais fácil e voluntariamente até seus produtos, marcas, serviços e conteúdos. Assim, a empresa é a dona dos seus canais de comunicação e da produção e divulgação de seu conteúdo. Ela é a publisher.
Mídia Paga e Mídia Proprietária
Até a chegada da Internet e do gigante mundo digital, ouvir falar sobre mídia proprietária era raro. Havia revistas, informativos das empresas com conteúdos próprios etc, mas nada que se comparasse ou se compare à força, ao imediatismo e ao alcance das mensagens compartilhadas na web a todo instante. Antes da globalização digital, a mídia paga era a dona do pedaço e tudo o que era necessário divulgar sobre uma marca, produto ou serviço precisava do famoso anúncio (pago).
Mídia Paga
A mídia paga nada mais é do que a parte da publicidade e do marketing que demanda a compra de um espaço publicitário em rádios, televisões, jornais, internet etc para divulgar (promover) uma marca ou empresa para determinados públicos, geralmente uma grande audiência. As mensagens (conteúdos) patrocinadas se destinam a promover produtos, negócios, serviços ou ideias e estão contidas em anúncios, patrocínios, informes publicitários, impulsionamento em mídias sociais, apoio esportivo, apoio cultural etc.
Na estratégia de mídia paga também estão incluídos anúncios pop-up, anúncios pagos por clique, anúncios em vídeos, matérias em portais de notícia classificadas como “conteúdo especial”, anúncios gráficos etc.
Mídia Espontânea ou Orgânica
A mídia espontânea é o inverso da mídia paga. A mídia orgânica entra em cena quando a empresa, marca ou produto conquista, gratuitamente, espaço na mídia tradicional e on-line. Dessa forma, não é necessário que o cliente pague para ser notado.
A divulgação espontânea de uma marca, empresa ou pessoa física se dá por conta da sua “autoridade em comunicação” em determinado segmento ou mercado e isso só é possível se houver um relacionamento respeitoso, transparente, de confiança e dinâmico com a imprensa e jornalistas.
Nas mídias digitais, a conquista de espaço orgânico também é possível se a marca, produto ou cliente tiver uma estratégia diferenciada de produção e divulgação de conteúdos relevantes em sites, redes sociais, blogs, plataformas de áudio (Spotify) e video (YouTube), por exemplo. Mas isso não tem nada a ver com estratégias de divulgação de conteúdos por meios de influencers digitais que, geralmente, cobram pela divulgação de um produto ou aceitam “mimos” como contrapartida.
Quer saber em que tipo de mídia vale mais a pena investir? Acompanhe o Blog da QU4TRO.
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