As marcas não dependem mais, exclusivamente, dos veículos de comunicação de massa para divulgar seu nome e produtos. A internet promoveu uma verdadeira revolução digital e, dentro dessa nova realidade de se comunicar, o Brand Publishing ou publicação de marca ou mídia proprietária ganhou papel importante e indispensável na comunicação digital das empresas, seja lá qual for o seu ramo de atuação. 

 

O Brand Publishing transforma as marcas em verdadeiros publishers, isto é, a marca que publica seu próprio conteúdo se torna um publisher – aquele que publica ou gerencia os conteúdos, anúncios, serviços e produtos de uma empresa. A estratégia de comunicação Brand Publishing torna as marcas e empresas donas de seus próprios canais de comunicação e é isso que chamamos de mídia proprietária. A marca deixa de apostar e depender, única e exclusivamente, dos veículos de comunicação social tradicionais e passa a usar seus próprios canais de mídia para falar com seu público-alvo diretamente de uma plataforma própria. 

Nunca é demais repetir que a mídia digital tornou-se ferramenta operacional central para qualquer negócio competitivo e em qualquer setor. Se isso ainda ficou claro para a sua empresa, é hora de repensar. A pandemia da Covid-19 deixou registrada a importância da comunicação digital. As marcas precisam aprender a utilizar os meios digitais, ter seu próprio canal para distribuir seus conteúdos e falar diretamente com seu público na internet. 

 

Mídia proprietária 

Se ainda não ficou claro o significado de Brand Publishing ou mídia proprietária, não se preocupe; a QU4TRO explica mais um pouco.

A mídia proprietária é a soma dos canais de comunicação próprios da empresa ou organização. Assim, como exemplo de mídia proprietária, é possível citar páginas e perfis em redes sociais como o Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, TikTok etc . Sites, aplicativos, revistas e jornais próprios também são ferramentas que fazem das empresas verdadeiros editores e veiculadores de seus conteúdos. 

Ao contrário de conteúdos pagos, que ficam no ar por um período de tempo limitado (o tempo contratado, apenas), os conteúdos distribuídos pelos canais de comunicação próprios são perenes. Além disso, com a mídia proprietária, as marcas possuem amplo e total controle sobre as mensagens veiculadas. As mensagens podem ser repetidas quantas vezes forem necessárias para atingir a audiência e sem ter que pagar para isso.

 

Equipe de comunicação preparada

Para assumir a estratégia de Band Publishing, não basta que as marcas e empresas comecem a produzir o seu próprio conteúdo. A operação é complexa e exige uma equipe de comunicação preparada e profissional em planejamento, tecnologia, conteúdo, distribuição, gestão de dados e integração com outras frentes de comunicação. 

Se sua marca precisa de consultoria para começar a utilizar mídias proprietárias, a QU4TRO é especialista no assunto. É fundamental entender que ‘publicação da marca’ é uma ação de comunicação que vai muito, muito além de ter uma uma presença nas redes sociais.

Para saber mais sobre estratégias de comunicação digital, acompanhe a QU4TRO.

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Algo que vai muito além de se ter uma presença nas redes sociais.