Veja o que fazer para ter um e-commerce de qualidade e ampliar as vendas
Ter um e-commerce é uma chance de expandir um negócio para além das fronteiras. Mas, não se trata de simplesmente colocar um site no ar.
A experiência de compra faz toda a diferença para o cliente e um e-commerce bem feito pode ser o diferencial entre vender ou não na sua loja on-line.
Como montar um bom e-commerce
Assim como para criar um site, você precisará de alguns registros: domínio e hospedagem do seu site são o básico.
Depois de garantida a questão técnica para a loja virtual, você precisará seguir alguns passos.
6 passos para criar um bom e-commerce
1- Faça um planejamento completo do negócio:
Defina como será o seu investimento, a sua expectativa de retorno e as suas despesas mensais – fixas e variáveis.
Além disso, estabeleça o nicho do seu produto e o público-alvo que será buscado. Analise o que os seus concorrentes estão fazendo, pontos positivos e negativos e pense em tudo o que precisa para o seu negócio.
Seu site também precisa ter SSL, um certificado de segurança que garante tudo melhor.
2- Tenha uma boa plataforma de e-commerce:
As funcionalidades da loja on-line precisam ser pensadas e checadas.
A plataforma precisa ser integrada aos sistemas de pagamento, ter ambiente criptografado para os dados dos clientes e garantias de segurança para os pagamentos.
3- Selecione o sistema de pagamento:
Você precisa ter, pelo menos, três opções de pagamento para o cliente: cartões de crédito (diferentes bandeiras), PIX e boleto bancário.
Escolha bem um Gateway de pagamento que ofereça taxas atrativas para você e para o cliente. Ele precisa estar integrado ao seu e-commerce para que seja simples a compra e também a checagem dos pagamentos.
4- Invista em segurança:
Se o seu site não tiver segurança, fraudes podem ser um problema para você e para o cliente.
Ninguém deseja comprar em um lugar em que pode sofrer golpes ou ter as informações pessoais roubadas. Existem ferramentas e plugins próprios para segurança.
5- Capriche no conteúdo e informação dos seus produtos:
Fotos, vídeos, informações, texturas, formatos de uso etc. Não economize no conteúdo sobre o seu produto.
Se o cliente conseguir entender e ter a ideia real de como é o produto, aumenta a chance de venda.
Fotografe os produtos em diferentes ângulos, formas de uso, locais variados. Mostre os benefícios de cada um.
6- Tenha uma boa operação de logística e marketing:
Os seus produtos precisam chegar até o cliente no prazo prometido e com uma personalização que conquiste quem o compra.
Marketing e logística caminham juntas e são essenciais para que o seu negócio decole. Não economize investimento nessas duas questões.
Quer colocar o seu e-commerce no ar? Entre em contato com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica. Nós também somos especialistas nesse assunto.