Entenda o trabalho de Assessoria de Imprensa e como ele pode ajudar a alavancar o seu negócio

Quando falamos em assessoria de imprensa estamos falando do relacionamento entre uma organização – seja ela privada ou pública – e a imprensa, os jornalistas de diversos jornais, TVs, rádios, blogs e portais.

Mais do que sugerir assuntos que podem ser abordados e que envolvam a instituição, a assessoria de imprensa ajuda a construir laços entre um veículo de comunicação e o cliente, de forma que o porta-voz da empresa seja lembrado quando os assuntos abordados pelo veículo tiverem relação com o serviço ou produto oferecido.

A assessoria de imprensa também envolve a produção de conteúdo voltado para as diferentes linguagens do jornalismo. Conhecer como é produzido cada tipo de mídia – jornal, TV, rádio, blog -, ajudará no diálogo com os jornalistas e facilitará o trabalho nas redações, aumentando a chance de “emplacar” uma pauta.

A Assessoria de Imprensa no dia a dia

O diálogo com os jornalistas é construído aos poucos. Eles precisarão de apoio para a cobertura de um setor e de fontes que tenham informação transparente e qualificada.

O assessor de imprensa produzirá releases direcionados para a imprensa e também poderá escrever para comunicações internas – nesses casos, muitas vezes chamamos de Assessoria de Comunicação por se tratar de forma mais ampla da comunicação interna e externa à instituição.

Também é função da assessoria de imprensa preparar a equipe para entrevistas e bate-papos com os jornalistas: o que falar, como abordar os assuntos de forma mais direta, transparente e com linguagem simples.

Muitos assuntos podem interessar à imprensa e ser uma ponte para que uma instituição tenha visibilidade ao tratar do assunto: pesquisas de mercado, cursos, movimentos do setor, novas tecnologias, tendências, boas iniciativas etc.

Assessoria x Mídia paga

Quando o assessor diz “vender uma pauta” pode parecer comercial, mas a relação da assessoria de imprensa é diferente da relação comercial de mídia paga (os anunciantes).

Vender uma pauta normalmente significa sugerir um tema, um assunto, uma informação e não envolve o pagamento de nenhum valor.

Quando falamos em anúncio, a organização fará o investimento referente à veiculação de informação publicitária previamente combinada em determinado local, horário ou espaço do veículo.

Dicionário da Assessoria

Pauta

É o assunto, a informação da matéria jornalística. Um assessor sugere, propõe as pautas para os repórteres e estes, quando convencidos, vão dialogar internamente no veículo para definir se será publicado, quando etc.

Fonte

São as pessoas que falam na matéria e têm relevância e autoridade para tratar daquele assunto.

Aspas

É a fala da fonte transcrita de forma jornalística para expressar o que a pessoa quis dizer.

Assessoria de Imprensa na Quatro Comunicação

Aqui na Quatro Comunicação somos especializados em Assessoria de Imprensa, com uma equipe com mais de 30 anos de experiência nos diversos setores da mídia. Conheça nosso time!

Entre em contato conosco e traga sua empresa para um local de visibilidade e relevância!

Acompanhe a Quatro Comunicação também no Instagram!