A desigualdade de gênero está enraizada em sociedades do mundo inteiro ao longo de toda a história da humanidade. Na medicina não é diferente. Apesar dos esforços de ativistas para melhorar a participação de mulheres nas pesquisas médicas, elas ainda são sub-representadas nos estudos sobre saúde. Entre os diversos impactos dessa exclusão está a menor quantidade de tratamentos disponíveis para doenças específicas do sexo feminino.

Até 1993, pesquisas clínicas com novos medicamentos não precisavam contar com a participação de mulheres nos testes. Somente naquele ano foi quando o Congresso dos EUA redigiu a política de inclusão dos Institutos Nacionais de Saúde na lei federal, exigindo que pesquisas clínicas incluíssem mulheres e minorias. Mesmo assim, ainda hoje, elas ainda são deixadas de fora de muitos estudos médicos e farmacêuticos.

Segundo explica o médico endocrinologista Flavio Cadegiani, doutor em endocrinologia clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a diferença de gênero na pesquisa médica resulta em desvantagens concretas para pacientes mulheres. “A gente acha que, na fisiologia do corpo da mulher, tudo aquilo que não é exclusivamente feminino é uma cópia do homem, o que é longe de ser verdade. E os resultados disso são negativos”, diz.

Leia a reportagem publicada pelo Instituto Mulheres Jornalistas e outras que também saíram sobre o assunto:

https://mulheresjornalistas.com/como-a-exclusao-de-mulheres-em-pesquisas-medicas-ainda-impacta-a-saude-feminina/saude/

https://snifbrasil.com.br/noticias.php?id=11934

https://brasil61.com/n/saude-feminina-e-impactada-pela-exclusao-de-mulheres-em-pesquisas-medicas-bras238321

https://brasil61.com/n/especialista-explica-porque-estudos-clinicos-devem-levar-em-conta-diferencas-entre-homens-e-mulheres-bras238363.amp

https://sitebarra.com.br/v7/saiba-por-que-estudos-clinicos-devem-levar-em-conta-diferencas-entre-homens-e-mulheres.html

https://portaldenoticiasgncnews.com.br/noticia/28942/saiba-por-que-estudos-clinicos-devem-levar-em-conta-diferencas-entre-homens-e-mulheres

https://www.radio98to.com.br/projeto-de-lei-visa-aumentar-participacao-de-mulheres-em-pesquisas-medicas

https://www.al.pi.leg.br/tv/noticias-tv-1/estudos-clinicos-levam-em-conta-diferencas-entre-homens-e-mulheres