Comunicação assertiva é aquela que informa algo com clareza, segurança, de maneira fácil e direta. No mundo empresarial e institucional ela é indispensável já que problemas de comunicação não assertiva e falhas na comunicação estão entre os principais gargalos nesse ambiente profissional. 

Assertividade é uma palavra obrigatória no mundo corporativo. Nas decisões, no comportamento e nas palavras, empresas não podem deixar de ser claras e precisas na hora de buscar seus melhores resultados e é aqui que entra a importância indiscutível da comunicação assertiva. Falar com assertividade significa muito mais do que ser um bom orador; significa ser um grande comunicador.

A comunicação assertiva é a capacidade de expressar sugestões, opiniões, pensamentos e decisões de forma simples, concisa, segura, clara, com firmeza, sem hesitações e de maneira completamente compreensível a quem ouve. Quando uma informação não é transmitida de maneira coerente e honesta, problemas nas relações, no entendimento das demandas, na execução dos serviços, na produtividade e nos resultados são inevitáveis. 

Comunicação assertiva não significa falta de educação ou respeito 

Expressar-se de maneira assertiva significa falar ou escrever de maneira direta e clara  para ser compreendido, mas isso não significa se comunicar com grosseria ou falta de consideração com a opinião e sentimento alheios.

Ser assertivo na comunicação não significa ter razão 

A assertividade na comunicação não quer dizer que quem fala está certo e sempre com a razão.  A comunicação assertiva é a capacidade de se expressar com segurança, sem vacilos, sem titubear e com clareza e concisão nas declarações. Se quiser dizer que a fala ou discurso estão corretos,  use expressões como: “esses dados são corretos”, “esses números são precisos”, “esses resultados estão registrados” etc.

A comunicação assertiva permite impor limites, sobretudo, sem afastar as pessoas. Ela não gera conflitos e nem ressentimentos entre interlocutores que a conhecem e a praticam. A comunicação direta e respeitosa estreita laços. Uma comunicação assertiva consegue transmitir informações com clareza, dinamismo e empatia, obtendo sempre o retorno e o resultado esperados.

Como ser um comunicador assertivo

A comunicação é a melhor ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Para ser um comunicador assertivo são necessárias algumas habilidades:

Inteligência emocional

É preciso deixar as emoções negativas de lado na hora de falar e de ouvir.
Raiva, ressentimentos, ansiedade, insegurança e medo não produzem uma boa comunicação.

Gestos e expressões

Gesticular em excesso ou fazer caretas, caras e bocas pode prejudicar na objetividade da informação e o seu entendimento, afinal, calma e a leveza ao comunicar nunca são demais em um discurso assertivo.

Faça o que diz

Na comunicação assertiva é proibido não obedecer ao próprio discurso. Aqui, a máxima que vale é “faça o que eu digo porque eu também faço o que eu falo”. No mundo corporativo e na vida pessoal as pessoas aprendem por meio dos exemplos. Comunicação assertiva e postura caminham juntas.

Respeito

Respeite o seu interlocutor, até porque ele não é obrigado a ouvir ou ler sugestões, opiniões, decisões ou determinações transmitidas de maneira desrespeitosa. 

Cuidado com as palavras

Não utilize piadas, observações ou comentários preconceituosos na comunicação, pois eles não significam assertividade. Isso impede ruídos na comunicação e evita conflitos e desentendimentos.

Momento certo

Escolha o dia e a hora certa para se manifestar, porque errar no momento pode comprometer toda a informação e o resultado pretendido com ela. 

Conhecimento

Não fale ou escreva sobre algo que não domine ou não tenha conhecimento técnico. É o famoso “não seja raso ao se comunicar”. A falta de conhecimento sobre um determinado assunto certamente impede a assertividade na hora de comunicar. 

Quer melhorar a comunicação na sua empresa e entre os seus colaboradores por meio de uma comunicação mais assertiva?  A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica pode te ajudar nessa missão.

Acesse o nosso site e conheça os nossos serviços: https://4comunicacao.com.br/ .

Siga-nos no Instagram:  https://instagram.com/4assessoriaestrategica?igshid=YmMyMTA2M2Y=