Entenda como funciona o Instagram Reels e como utilizar a ferramenta para alcançar novos públicos na rede social

Sempre que lança uma nova ferramenta, o Instagram investe pesado para que os usuários da rede social utilizem a estratégia e mostra mais o conteúdo de quem segue essa onda da novidade. A aposta do momento é o Instagram Reels.

Apesar de não ser tão novidade assim, as mudanças para aperfeiçoamento da ferramenta continuam e é a grande aposta da rede de Mark Zuckerberg.

O que é o Instagram Reels

O Reels surgiu inspirado no TikTok e na experiência de assistir a mais vídeos – curtos, divertidos, rápidos, com movimento e fáceis de consumir.

Os vídeos começaram com 30 segundos de duração e já podem chegar a 90 segundos no momento. Mas, os que mais bombam são os mais curtos.

Sempre no formato vertical, podem ser mostrados na aba do próprio Reels e, também, replicados no feed.

Como criar um Reels

A ferramenta é intuitiva e o ideal é que você utilize bem o que ela mesma oferece. Deixe para colocar música, por exemplo, selecionando no próprio espaço e dê prioridade para as que estão em alta no momento.

Você pode utilizar vídeos já gravados no celular ou utilizar a câmera do smartphone e gravar na hora.

Usando os botões da esquerda, é possível incluir trechos de músicas, aumentar a velocidade dos vídeos, adicionar efeitos visuais como filtros, textos, desenhos, figurinhas, caixinhas de pergunta, enquetes e muito mais.

Você também pode incluir textos em momentos do vídeo (lembre-se de deixá-los mais ao centro da imagem, pois a legenda ficará embaixo e pode prejudicar a leitura). Depois, é só selecionar o momento do vídeo que será a capa, ou incluir uma foto do rolo da câmera do celular, e escrever a legenda.

O que fazer e não fazer no Instagram Reels

Atente-se a algumas coisas importantes. A primeira delas é o formato e dimensão do Reels. É importante criar vídeos na proporção 9:16, com resolução de 1080 por 1920 pixels. Se você utilizar outros formatos, pode prejudicar o resultado final.

Crie conteúdo original. O Instagram permite que você utilize formatos de remixagem já criados, mas é importante dar a sua cara para o vídeo.

Adicione legendas pois nem todas as pessoas o assistem com o volume no alto. Dessa forma, você facilita a “navegação” no seu conteúdo, independentemente de se ter ou não um fone de ouvido.

O algoritmo que vai apontar se seu vídeo será mostrado mais ou menos é o de interação e engajamento com seu reels. Quanto mais pessoas assistindo ao Reels, curtindo, comentando e encaminhando, mais ele será mostrado.

Tente criar conteúdos inspiradores, divertidos, que prendam a atenção logo de cara. Fique de olho nas tendências da rede social para apostar nas trends.

Lembre-se também de incluir hashtags relacionadas ao conteúdo, mas nada de abusar na quantidade.

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