Para além das questões estéticas, manter o corpo em movimento durante todas as fases é essencial para viver bem. Natação, ciclismo, levantamento de peso, musculação… são inúmeras modalidades que, cada uma de sua maneira, estimulam a circulação sanguínea e o aumento de massa muscular, além de contribuir positivamente para a saúde mental e, em alguns casos, até estimular a interação social.

Quando o assunto é atividade física na infância, é comum que, com o amontoado de informações divergentes disponíveis na internet, haja um certo receio por parte dos responsáveis antes de conhecer, de fato, cada modalidade. Sobre a musculação, por exemplo, categoria que trabalha com pesos e força, existe ainda um grande ponto de interrogação acerca do momento certo para começar.

Flavio Cadegiani, médico endocrinologista com doutorado em endocrinologia clínica, explica que, hoje em dia, existem estudos que mostram a musculação como modalidade segura para crianças e adolescentes, mas com cautela e supervisão, claro.

Confira a reportagem completa da Revista do Correio, do jornal Correio Braziliense:

https://www.correiobraziliense.com.br/revista-do-correio/2023/08/5113441-exercicios-fisico-conheca-os-melhores-movimentos-para-cada-faixa-etaria.html