Entender as métricas do Instagram é essencial para saber se as estratégias utilizadas na rede social estão funcionando
O Instagram está sempre mudando. Com isso, os resultados obtidos na rede social também precisam de uma análise dinâmica e a melhor forma de analisar se as estratégias vão bem é a partir das métricas do Instagram.
Entender o que diz cada número que a rede social aponta é essencial para poder interpretar as informações bem, fazer novos testes e tomar decisões sobre mudanças.
Por que acompanhar as métricas do Instagram?
Acompanhar as métricas ajuda – e muito! – quem utiliza as redes sociais como forma de divulgar o trabalho. Isso vale para marcas e perfis pessoais.
Entre os benefícios temos:
- Conhecer os seguidores e personas;
- Compreender como a audiência se relaciona com a marca;
- Aproximar-se mais do público e dos seguidores;
- Aumentar o alcance das postagens.
Quais são as métricas importantes?
Número de seguidores
Apesar de ser uma das métricas mais avaliadas pela maioria, não é a mais importante. Ela mostra a quantidade de seguidores que chegaram e saíram da conta, mas só ter muitos seguidores não é sinal de uma conta relevante.
É preciso analisar se são seguidores realmente interessados no tema, engajados, que respondem e compartilham o conteúdo, por exemplo.
Visualizações do perfil
Quantidade de visitas que o perfil recebeu naquele período de tempo. É uma métrica diretamente relacionada ao engajamento. Perfis mais engajados têm uma tendência de serem mais mostrados no “explorar” e, consequentemente, recebem mais visitas.
Impressões
As impressões apontam quantas vezes as suas postagens foram mostradas para as pessoas, independentemente se elas estão vendo pela primeira vez ou pela décima.
Alcance
Mostra quantos perfis únicos viram as postagens. Será sempre menor que as impressões, por exemplo, pois uma mesma pessoa pode ver a publicação mais de uma vez.
É uma métrica imporatnte para avaliar o crescimento do perfil, já que leva em consideração o total de contas atingidas e quais publicações têm melhor desempenho.
Cliques no perfil
Se uma pessoa vê uma postagem e, depois disso, vai visitar o perfil e conhecer mais sobre a conta, o objetivo de relevância da rede social foi atingido.
Se ao chegar no perfil, ela clica em algum CTA (call-to-action, ou seja, algum botão de contato, site ou outro direcionamento), você foi efetivo na divulgação da sua marca.
Por isso, a quantidade de cliques no perfil é uma ótima métrica para avaliar desempenho e conversão dos perfis.
Engajamento
O engajamento nada mais é que o envolvimento do público com a marca – traduzido em comentários, curtidas, compartilhamentos e salvamentos.
Ter um post com muitos compartilhamentos e salvamentos, por exemplo, aumenta a entrega e visibilidade do seu post, fazendo com que mais pessoas tenham contato com o que você produz.
Qual é a melhor métrica do Instagram?
Não existe uma métrica importante sozinha. É preciso avaliar as métricas do Instagram em conjunto, conforme o objetivo da marca.
Quer crescer no Instagram e entender como avaliar sempre as estratégias? Entre em contato com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica.
Nós podemos ajudar você!