Entenda o que é lead, qual é a sua importância, como gerar novos contatos e construir uma relação com os que já estão na sua base

Toda estratégia digital começa com uma boa base de leads. Para o empreendedor, conquistar e se relacionar bem com os seus leads pode aumentar e muito as vendas da sua empresa e fortalecer o seu branding. Mas afinal, o que é lead exatamente?

O que é lead?

O lead é o contato de um possível consumidor. Ele representa uma oportunidade de negócios pois, de alguma forma, já demonstrou interesse pelo seu produto/serviço. Ou seja, é o e-mail ou telefone de uma pessoa que já fez contato com o seu negócio em algum momento.

A partir desse contato, então, você pode iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que a compra seja realizada. Essa estratégia pode envolver um grupo no WhatsApp, um canal no Telegram, anúncios direcionados nas redes sociais ou um email marketing.

Importância do lead

Agora que você já sabe o que é lead, talvez esteja se perguntando se, no fim das contas, isso realmente é importante. Mas é. A geração de leads é uma estratégia fundamental para a sua empresa obter sucesso com o marketing digital.

Afinal, o que é mais provável: vender para uma pessoa que nunca ouviu sobre o seu trabalho ou vender para aquela que já o conhece e já demonstrou interesse por ele em algum momento? O lead é o que chamamos de público quente, aquele que tem altas chances de conversão.

Esses consumidores em potencial são fundamentais para a sua estratégia de venda, seja ela on-line ou off-line. Isso porque o consumidor passa por várias etapas até tomar a decisão de compra. Estudos mostram, por exemplo, que apenas 3% das pessoas estão preparadas para a compra no primeiro contato com o produto.

Então, logo que ela conhece sua empresa, dificilmente já estará pronta para comprar. Desse modo, é importante construir um relacionamento com esse lead, nutrindo com informação e conteúdo até que ele esteja pronto para comprar da sua empresa.

Mas como gerar leads?

Existem várias estratégias para gerar leads. A principal delas é oferecer algo valioso em troca dos dados dessa pessoa. E por valioso entende-se um conteúdo ou mesmo uma oferta. Mas atenção! Jamais insira na sua base de leads uma pessoa que não tenha autorizado o seu contato.

Geralmente, a troca é feita com a entrega de aulas, ebook, mentoria, dicas relacionadas ao seu serviço, cupom de desconto, frete grátis, entre outras. A estratégia exata de captação de leads vai depender do seu modelo de negócios e dos objetivos específicos da empresa.

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