Persona está ligada ao cliente e é muito importante para qualquer negócio. Veja como criar a sua em poucos passos

Para saber se comunicar bem é essencial entender com quem você está falando. Identificar a sua persona, nome que damos no marketing para o cliente real, precisa estar entre as suas tarefas e prioridades ao criar um negócio.

A persona é baseada em dados e características de clientes reais, como comportamento, dados demográficos, problemas, desafios e objetivos. É uma ferramenta para segmentação do mercado.

O que é a persona

É um personagem fictício, baseado em dados e comportamentos reais, que representa o cliente de uma marca ou empresa. Ela também é conhecida como avatar e direciona a criação de conteúdo.

Com uma pessoa descrita de forma prática, que tem dúvidas e necessidades reais, torna-se mais fácil perceber e resolver questões complexas do conteúdo.

Diferença entre persona e público-alvo

Enquanto o público-alvo é uma definição mais genérica dos consumidores, deixando espaço para brechas, simplificações e estereótipos, a persona cria uma identidade bem definida, no papel de um personagem, com perfil traçado e descrito de forma detalhada.

Benefícios de criar uma

Ao criar o seu avatar, você detalha bem o seu cliente real. Veja alguns benefícios:

⁃ Aumenta o conhecimento sobre o público;
⁃ Define os canais de comunicação com os clientes;
⁃ Encontra mais facilmente as pautas para tratar nas diferentes plataformas;
⁃ Entende o valor do seu produto para o público;
⁃ Define a melhor linguagem, tom de voz e expressões que serão usadas;
⁃ Otimiza a experiência do seu cliente;

A comunicação se torna melhor quando é direcionada para uma persona.

Como criar seu avatar

A criação da persona é resultado de pesquisa, análise e construção. Você precisa conhecer bem os seus clientes.

Busque dados deles, desde demográficos a dados de interesses. Pergunte, faça enquetes, dê opções e faça formulários para que eles respondam. Entenda os hábitos de compra, relação com a empresa, consumo de conteúdo, rotina etc.

Analise os dados. O que há de convergência, o que é igual para esses clientes?

A partir de então, estruture a sua persona com nome, idade, comportamento e características. Conte uma história que envolve o avatar e seu dia, rotina, como ele se relaciona com o seu negócio.

Compartilhe a persona com sua equipe e estimule para que todos passem a enxergar o cliente a partir daqueles avatares.

Pode não parecer simples, mas é algo que vai ajudar muito a produção de conteúdo do seu negócio. Precisa de ajuda? Conte com a Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica.

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