Nas últimas duas semanas, a QU4TRO falou sobre o conceito das mídias e suas vantagens. E como recebemos muitas perguntas e pedidos de orientação para ajudar na escolha da mídia certa, voltamos a esse assunto no post dessa semana.

 

Na verdade, não existe a “melhor” mídia para alavancar a sua marca, o seu nome ou negócio. Antes de escolher que tipo de mídia ou estratégia utilizar, é preciso definir quais são as suas metas. A escolha da mídia certa para alcançar os seus objetivos é essencial para o sucesso de qualquer campanha de marketing. O tipo de mídia empregada depende dos recursos, do público-alvo e do orçamento de que cada um dispõe.

A mídia paga é a mais comum, sendo a opção mais rápida e direta para alcançar o seu público. Esta mídia inclui anúncios em meios digitais e impressos, como anúncios em sites, redes sociais, rádio e televisão, entre outros. Esta mídia pode ser mais cara, mas é o caminho mais rápido para alcançar os seus objetivos. A mídia orgânica é a mais barata e a mais eficaz para criar consciência de marca. Envolve conteúdos, títulos e chamadas publicitárias que são publicados em sites e blogs, com o objetivo de alcançar o público-alvo. Quando usada corretamente, a mídia orgânica pode desempenhar um papel importante na construção de um relacionamento com o público-alvo. A mídia proprietária é usada quando a empresa possui seu próprio meio de comunicação, como sites, blogs, aplicativos e outros meios. Esta mídia é muito útil para promover conteúdos da marca e construir um relacionamento com o público-alvo.

 

Mídia paga

Um trabalho de SEO feito por profissionais ajuda, e muito, a encontrar o seu nome, marca ou empresa na internet. Mas isso pode levar um tempo e, se você tem pressa em ficar em evidência, é bom pensar na mídia paga como estratégia já que ela traz resultados imediatos e coloca seu negócio no ar no mesmo dia em que você faz seu anúncio.

A mídia paga significa, basicamente, pagar pela exposição de seu nome, marca ou negócio. É simples: você cria um anúncio e paga para um veículo de comunicação ou para alguma plataforma, como o Google, por exemplo, para mostrar seu anúncio nas primeiras posições dos resultados de uma busca determinada. A maior meta desse tipo de mídia é gerar resultados em pouco tempo e promover seu negócio para um maior número de usuários. Entre as vantagens da mídia paga, podemos citar: aumento da visibilidade, resultados mais rápidos, segmentação, geração de mais tráfego etc.

 

Mídia proprietária

A mídia proprietária ou publicação de marca é a utilizada pelas empresas ou marcas quando elas querem produzir e controlar o próprio conteúdo em seus canais de comunicação. A empresa publica tudo sobre ela em seus  perfis em redes sociais (Instagram, Facebook etc), lista de e-mails, blogs e sites.  Com a mídia proprietária, as empresas escolhem seus temas fundamentais e constroem caminhos próprios para que seu público-alvo chegue mais fácil e voluntariamente até seus produtos, marcas, serviços e conteúdos. 

Uma das vantagens da mídia proprietária é que a empresa pode manter no ar o conteúdo produzido pelo tempo que bem entender. Ao contrário da mídia paga, na estratégia de mídia proprietária não é preciso pagar para manter ou repetir a publicação de um conteúdo.

 

Mídia orgânica, espontânea ou conquistada 

A mídia orgânica, espontânea ou conquistada é aquela que faz o cliente ter autoridade em comunicação. É a mídia alcançada sem a necessidade de pagamento (realização de anúncios ou publicidade) para que a sua marca, nome ou empresa seja referencia na mídia, isto é, para que seja lembrada pelos veículos de comunicação como referência em determinado assunto ou segmento.

 

Qual é a melhor mídia, afinal?

Não existe a melhor mídia para a divulgação do seu nome, empresa ou marca. Assim, cada tipo de mídia tem suas vantagens e desvantagens. Se seu orçamento comporta as três estratégias, não abra mão de nenhuma delas. O importante é contar com profissionais qualificados para comunicar bem, avaliar o seu negócio e utilizar a mídia adequada para alcançar e fidelizar o seu público-alvo. 

A QU4TRO Comunicação e Assessoria Estratégica é especialista em consultoria em comunicação e pode ajudar na utilização correta e eficaz dessas mídias. Não abra mão de uma equipe profissional e preparada para cuidar da sua comunicação com o seu cliente e com a imprensa.

Acompanhe-nos também pelo Instagram