Veja o passo a passo para criar um bom planejamento para o Instagram e colher resultados de forma mais rápida

Você precisa postar para crescer, mas fazer isso de forma aleatória não é uma boa saída! Se você trabalha com produção de conteúdo digital e quer crescer na rede social, é essencial ter um bom planejamento para o Instagram!

O que é preciso saber sobre a rede

Entenda que o Instagram foi criado para que as pessoas tenham entretenimento rápido, à mão, e vejam o que estão fazendo seus amigos e pessoas que seguem.

A rede social não foi pensada para empresas ou para divulgação de produtos e serviços e, cada vez mais, esse conteúdo precisa ser apresentado de forma estratégica se você quer ter bons resultados.

É nesse sentido que se torna tão importante ter um planejamento para o Instagram, com calendário de postagens e regularidade nos posts.

Planejamento para o Instagram: como fazer

O primeiro passo do planejamento é entender com quem você está falando e com quem quer falar. Saiba bem quem é seu público-alvo e sua persona.

Diante disso, tenha sempre um tempo para fazer pesquisas com os seus seguidores. Faça enquetes nos stories, pergunte o que eles querem ver, o que interessa, converse, tire dúvidas nas caixinhas de pergunta.

Com tudo isso bem delimitado, é hora de juntar seu conteúdo com as dores das suas personas. Tenha linhas editoriais bem definidas antes de pensar nos posts. Quais são os principais temas e quais são as variações de cada um desses temas?

Calendário e cronograma

Com tudo desenhado, é hora de planejar semana a semana. Tente postar, pelo menos, três vezes na semana no feed. Nos stories, lembre-se de aparecer todos os dias e conversar com seus seguidores. Mostre os bastidores do seu negócio, o que sua marca está fazendo, quais são os rostos por trás da sua história.

Inclua storytelling nos posts, conte histórias e conecte o seguidor com você. Não repita formatos em posts muito próximos e tente seguir sempre uma identidade visual que identifique o que você faz.

Agora, mãos à massa. Com calendário do que você vai falar, nas mãos, produza! Faça fotos, vídeos, cards, passo a passo. Conte com a ajuda de uma empresa de comunicação para te ajudar.

A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica pode ajudar você! Entre em contato conosco e agende um horário!

Acompanhe nossas dicas também no Instagram!