Popularmente conhecido como “verificado”, o selo azul no Instagram é o sonho de muita gente. Conquistar o famoso selo azul de verificação no Instagram exige aprovação em um processo cheio de requisitos. Com a conta verificada, é possível identificar o perfil oficial de pessoas públicas, celebridades e marcas. A Plataforma esclarece que número de seguidores não influencia no processo de solicitação do selo e o pedido só pode ser feito no aplicativo.

Tanto para empresas quanto para produtores de conteúdo ou pessoas públicas em geral, ter um perfil verificado no Instagram, o famoso selo azul, é uma excelente forma de transmitir mais autenticidade e credibilidade para o seu público-alvo ou audiência.

 Encontrar o selo azul com um símbolo de “check” ao lado do nome de usuário significa que o Instagram verificou que aquela pessoa/marca é quem diz ser e que ela está apresentando um trabalho genuíno ao divulgar seus conteúdos produzidos e se relacionar com seus seguidores/público.

Benefícios de ter o selo azul no Instagram 

O selo azul pode gerar resultados melhores para uma marca ou pessoa pública, bem como, benefícios associados a essa verificação tão desejada. Dentre os benefício, vale destacar: a credibilidade, o aumento da audiência e uma melhor performance em resultados de pesquisa.

1. Credibilidade

Uma das vantagens de ter um perfil verificado no Instagram é a transmissão quase que imediata de credibilidade aos usuários da rede social, bem como, o “status” que o selo carrega.

Com o aumento desenfreado das contas fake, o crescimento constante das mídias sociais e o surgimento de novas marcas e influenciadores, diariamente, o público quer ter mais facilidade para diferenciar quem gera conteúdo verdadeiro e de qualidade de quem está no Instagram apenas para “ganhar biscoitos” ou vender seus produtos e serviços.

De acordo com o próprio Instagram, o seu objetivo é criar relacionamentos e que a audiência não está na rede social apenas para “consumir” publicações sem coerência ou olhar catálogos de produtos.

2. Aumento do público

Ter o selo azul não quer dizer que um perfil ganhará milhões de seguidores de um dia para o outro, mas o resultado da credibilidade pode, sim, ser o aumento da audiência. Usuários do Instagram procuram conteúdo original e de qualidade.

Além disso, é válido lembrar que ter mil seguidores ou um milhão, nesse caso, não faz diferença para a verificação. O que realmente são levadas em conta são a autenticidade e a relevância do que uma conta  está compartilhando com as pessoas.

3. Resultados de pesquisa

Outro benefício do selo azul para contas verificadas é o desempenho em resultados de pesquisa nas redes sociais. Conquistando mais destaque, o perfil ganha mais relevância e, dessa forma, aparece no topo dos resultados quando alguém pesquisa por ele ou procura algo relacionado à sua marca.

Critérios para conseguir o selo azul do Instagram 

Durante a análise de contas, o perfil deve estar dentro das regras da rede social. Segundo o Instagram, não há exigência de número de seguidores para tornar o perfil verificado. O pedido só pode ser feito no aplicativo e não é necessário ter a conta verificada no Facebook, outra rede social da Meta. Qualquer um pode pedir, mas nem todos ganham. Entenda o que é, e como funciona esse processo. O Instagram afirma que, para conseguir o selo azul, a conta precisa ser:

  • Autêntica: representar uma pessoa real ou uma entidade/empresa registrada.
  • Única: representar a presença única da pessoa ou empresa. Apenas uma conta por pessoa ou por empresa pode ser verificada, com exceções para contas específicas de idiomas. Não são verificadas contas de interesse geral.
  • Completa: a conta deve ser pública, ter uma biografia, uma foto do perfil e estar ativa.
  • Notável: o perfil deve representar pessoas, marcas ou entidades famosas e muito pesquisadas. O Instagram analisa contas que aparecem em várias fontes de notícias e não considera conteúdo de mídia pago ou patrocinado. 

Processo para solicitar o selo azul 

O processo para solicitar o tão sonhado perfil verificado no Instagram não é complexo. Contudo, a análise feita pela rede social é muito criteriosa e poucas contas conseguem o selo. 

O selo azul, que fica ao lado do nome do usuário do Instagram, é uma autenticação do próprio aplicativo, desenvolvido pela empresa Meta, que confirma que aquele determinado perfil é, de fato, criado e administrado por quem afirma ser.

A ideia é dar ao público a certeza de que a conta é realmente de uma figura conhecida. O selo azul pode ser solicitado por qualquer pessoa, a partir do aplicativo para Android e iPhone (iOS), entretanto, a “verificação” normalmente é atribuída a pessoas famosas, celebridades, influencers, agentes públicos e a grandes marcas.

É preciso apresentar algum documento, como carteira de motorista, passaporte ou declaração de imposto de renda. Então, tire a foto de algum deles e já deixe salvo no celular. Depois, siga esses passos:

1. Abra seu perfil e clique nas três barrinhas no canto superior direito;

2. Clique em “Configurações;

3. Selecione “Conta”;

4. Encontre “Solicitar Verificação”;

5. Preencha todos os dados solicitados e escolha o tipo de documento que você enviará;

6. Depois clique em “Enviar” e aguarde. 

Importante!

Fique atento! O critério de notoriedade é subjetivo e a equipe do Instagram não tem como checar ou conhecer todos os portais do mundo. Por isso, no pedido de solicitação, envie alguns links da imprensa sobre si ou sobre a marca que gerencia. Isso vai facilitar e aumentar as chances de um perfil ser agraciado com o selo azul.

Quando o Instagram verifica uma conta, ele esta “dizendo” que aquele perfil é original, autêntico e que produz conteúdo relevante e de qualidade. Assim, quando se fala em selo azul, fala-se em reconhecimento e credibilidade. ​Figuras públicas, influencers e grandes empresas precisam produzir conteúdo de qualidade para sobreviver em um mundo virtual tão competitivo. Publicações que fazem a diferença são indispensáveis para promover maior engajamento em uma conta e, consequentemente, um aumento no número de seguidores, publicidade e vendas. A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica é especializada em produção de conteúdo de excelência e em consultoria de comunicação. 

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