O vídeo Institucional, também chamado de vídeo empresarial, corporativo ou de marketing, é uma das ferramentas mais importantes e utilizadas para apresentar uma empresa, marca, produto ou serviço. Ele é peça coringa para fortalecer uma imagem no mercado, firmar um posicionamento de marca e transmitir missão, visão e valores.
O vídeo institucional é uma ferramenta de comunicação em formato audiovisual e, preferencialmente, de curta duração. Seu objetivo principal é apresentar ao público a história ou valores de uma empresa para o mercado em que ela atua. Não são necessárias horas de vídeo para contar uma historia; ela só precisa ser bem contada.
Vídeo institucional não é vídeo publicitário
Muita gente, inclusive da Comunicação, confunde vídeo institucional com vídeo publicitário, mas eles não são o mesmo produto e têm propostas diferentes. O institucional é um vídeo voltado para divulgar a história da empresa, os valores da marca e também os bastidores da sua linha de produção; ele é focado na apresentação da identidade organizacional e da reputação da marca. Já o vídeo publicitário tem como meta vender um produto ou serviço de uma empresa.
O vídeo institucional pode ser produzido a partir de diferentes enfoques; nele é possível contar a história da empresa, de seus proprietários, os valores da marca e também os bastidores da sua linha de produção.
Por que investir em um?
Investir em vídeo institucional pode abrir novas possibilidades e mercados para uma empresa, marca ou serviço. Divulgado na internet (site da empresa, por exemplo), ele pode alcançar uma visibilidade extraordinária que terá grandes chances de ser potencializada com o apoio das redes sociais, como o YouTube, Facebook e Instagram.
Ainda que muita empresas resistam a ter um, pesquisas mostram que ele é uma ferramenta poderosa de divulgação da imagem e também uma ótima estratégia de marketing.
Critérios para produzir um bom vídeo institucional
O vídeo institucional deve refletir a personalidade da empresa e estabelecer uma identidade visual. Assim sendo, é preciso ficar de olho nos seguintes critérios:
– Objetivo: o foco do video deve ser claro. Ele irá contar a historia da empresa, de maneira geral, ou mostrará produtos e serviços;
– Público-alvo: esse público-alvo https://4comunicacao.com.br/como-definir-o-seu-publico-alvo/ será o interno, externo ou ambos;
– Canal de Divulgação: é preciso definir se o vídeo será visto pelo público da televisão, mídias digitais ou redes sociais;
– Verba de produção: se não há recursos financeiros para contratar um bom profissional de vídeo, é melhor adiar a estratégia. Um vídeo mal produzido pode comprometer a credibilidade da sua empresa, marca ou serviço.
Vantagens dos vídeos institucionais
Investir nesse tipo de vídeo poder favorecer o “rankeamento” do site de uma empresa no Google, pois ele é um instrumento capaz de transmitir personalidades, valores e conteúdos de maneira original e dinâmica. Os vídeos permitem a produção de conteúdos criativos e atraentes, bem como, oferecem a possibilidade de construir storytelling https://4comunicacao.com.br/storytelling-o-que-e-e-como-utilizar-essa-estrategia-no-seu-negocio/.
Produzir e editar um vídeo institucional não é brincadeira. O trabalho exige muito planejamento estratégico e vai muito além da captação de imagens. Ele deve ser feito de maneira profissional e por quem entende de briefing, formato, roteiro, imagem, trilha sonora e edição.
A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica pode ajudar a sua empresa, marca ou serviço a produzir videos que vão mudar a história do seu negócio. Entre em contato com a nossa equipe!