Você já se deu conta de que consome conteúdo digital diariamente e quase o tempo todo? Há 20 anos, começamos com o Orkut nos fornecendo esse tipo de conteúdo, mas, hoje, são inúmeras as plataformas que nos bombardeiam com as novas tendências de conteúdo digital a cada segundo. E o marketing digital já enxergou isso.

 

Com o surgimento de novos formatos de conteúdo no mundo on-line, o marketing digital ganhou mais fôlego e, nesse cenário, o vídeo marketing tem sido a estratégia das estratégias.

Em sites e nas redes sociais, os vídeos estão em todo lugar e não há como escapar deles. É impossível navegar na internet e não se deparar com um vídeo divulgando algo, seja um produto, um clipe musical, um curso ou uma marca.

O crescimento do vídeo marketing não é ao acaso. Afinal, as pesquisas de comunicação revelam que conteúdos audiovisuais conseguem até 1200% a mais de engajamento em relação a outros formatos.

O sucesso dos vídeos é tão magnífico que, hoje, para se ter uma ideia, quase 5 bilhões de vídeos são assistidos todos os dias no YouTube. Além disso, quase 4 bilhões de horas são assistidas, em média, todos os meses no YouTube — que se tornou o segundo maior buscador do mundo.

Há várias razões que podem ser apontadas como responsáveis pelo grande sucesso dos vídeos no marketing digital, mas a principal delas é o público. Os vídeos transmitem mais pessoalidade ao público, que procura muito mais do que um logo e um nome bonito quando quer comprar um produto ou contratar um serviço.

O marketing digital mudou o hábito dos consumidores que, antes de comprar algo, procuram por mais informações sobre marcas e produtos. E é nessa hora que entra o vídeo marketing — poderosa ferramenta capaz de informar, convencer e entreter o público-alvo com recursos audiovisuais estratégicos e cativantes.

O vídeo marketing se tornou crucial nas estratégias de comunicação digital das empresas. Veja os fatores que levam cada vez mais marcas e serviços a adotar ferramentas audiovisuais em sua comunicação:

 

1. Engajamento Instantâneo:

Os vídeos capturam a atenção do espectador de forma rápida e eficaz, resultando em maior engajamento em comparação com outros formatos de conteúdo digital.

2. Amplificação Social:

Conteúdo em vídeo é facilmente compartilhável nas redes sociais, ampliando o alcance da mensagem da marca.

3. SEO Reforçado:

Os algoritmos dos motores de busca, como o Google, favorecem o conteúdo em vídeo, aumentando sua visibilidade e acessibilidade.

4. Experiência Multissensorial:

Vídeos oferecem uma experiência mais imersiva e envolvente, estimulando diferentes sentidos do espectador e facilitando a compreensão da mensagem.

5. Memorabilidade:

Os vídeos têm maior probabilidade de serem lembrados pelos espectadores, tornando-se uma ferramenta eficaz para transmitir mensagens duradouras e impactantes.

6. Personalização:

O vídeo permite que as empresas personalizem sua mensagem de acordo com diferentes segmentos de público, aumentando a relevância e a conexão emocional.

7. Demonstração de Produtos:

Vídeos permitem que as empresas demonstrem seus produtos ou serviços de forma mais detalhada e persuasiva, ajudando os clientes a entender melhor seus benefícios e recursos.

8. Construção de Confiança:

Utilizando vídeos em sua estratégia de marketing, as marcas podem humanizar sua imagem e adquirir a confiança do seu público-alvo, mostrando a equipe por trás da empresa e compartilhando histórias autênticas.

9. Acessibilidade:

Com a popularidade dos dispositivos móveis, os vídeos são facilmente acessíveis em qualquer lugar e a qualquer momento, permitindo que as empresas alcancem seu público em diversos dispositivos e plataformas.

 

Antigamente, apenas grandes orçamentos para marketing podiam suportar o investimento em vídeos. Com o tempo, a produção de vídeo ficou mais fácil e mais barata. Um smartphone nas mãos de um profissional habilidoso pode ajudar na criação de vídeos, mas isso não significa que as produtoras perderam o seu protagonismo na produção de grandes e fantásticos vídeos.

Com o avanço desenfreado da comunicação on-line e em um cenário digital cada vez mais competitivo, o vídeo marketing se destaca como uma estratégia poderosa para as empresas se conectarem com seu público de maneira rápida e eficaz. Ao investir em conteúdo em vídeo relevante e de alta qualidade, as marcas aumentam o engajamento dos clientes, fortalecem seu nome e sua presença on-line e impulsionam o crescimento de seus negócios.

Se quiser produzir conteúdo digital em vídeo, entre em contato com a equipe da QU4TRO. Teremos um enorme prazer em contar a sua história nos melhores e mais fascinantes vídeos.

Siga também o nosso Instagram.