Branded content é uma estratégia para que as pessoas se identifiquem com a sua marca e se encantem com os valores e sentimentos que ela transmite.
Na semana passada, trouxemos um artigo explicando detalhadamente o que é branded content (conteúdo de marca) https://4comunicacao.com.br/
No artigo dessa semana, vamos falar da origem dessa estratégia de marketing https://
Origem do Branded Content
Apesar de existirem várias histórias sobre a origem do branded content, o conteúdo de marca se apresentou, pela primeira vez, na década de 1930 quando não se ouvia falar em marketing digital, plataformas de mídia digital ou social. Assim, também não se ouvia falar em parceira com grandes veículos de comunicação para divulgar as marcas, seus produtos e seus valores.
Branded Content no rádio da década de 1930
O rádio, nessa época quando a P&G procurava e precisava encontrar novas formas de atrair o seu público-alvo, era o veículo de comunicação que mais rápido alcançava a audiência com sua programação popular e fascinante. As grandes empresas o utilizavam como único caminho para encontrar a mente e o coração de seus clientes.
A Procter & Gamble, que era uma gigante internacional de bens de consumo, foi atrás de desenvolver novas mensagens para conquistar novos cliente. Foi quando ela produziu um conteúdo de marca (branded content) direcionado às donas de casa, exclusivamente.
Na estratégia, a P&G utilizou mensagens variadas, mas todas com as donas de casa ouvintes como protagonistas. No conteúdo de marca que criou conexões com esse público-alvo foram utilizados muitos roteiros com mensagens para retratar a vida doméstica diária. As donas de casa consumiram, alucinadamente, músicas, brincadeiras, esquetes de áudio (peça de curta duração geralmente de caráter cômico). Sem perceber que a marca estava no conteúdo divulgado, as consumidoras se identificaram com as histórias que eram contadas.
Fenômeno generalizado
O resultado não poderia ter sido diferente e houve uma explosão de vendas na P&G que criou um posicionamento da marca na mente de seus clientes. O sucesso da multinacional foi tão grande que outras empresas e negócios começaram, então, a “copiar” a estratégia para atrair novos clientes. Na década de 1940, o conteúdo de marca via ondas de rádio se transformou em um fenômeno de comunicação generalizado.
Branded Content na televisão na década de 1950
A Procter & Gamble, em 1950, com a chegada das televisões como item “obrigatório”nos lares, também foi a primeira a investir em conteúdo de marca na televisão. Em vez de optar pelos anúncios tradicionais, a P&G divulgou a sua marca por meio das novelas que também tinham como audiência as donas de casa.
As novelas americanas foram produzidas com o branding em mente https://4comunicacao.com.br/?
Evolução
A partir daí, o branded content (conteúdo de marca) foi utilizado no cinema, no YouTube e nas mídias sociais, como atualmente se verifica.
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