Chamar e prender a atenção dos clientes nas mídias on-line é cada dia mais desafiador dentro das estratégias de marketing de conteúdo.
O que é Branded Content?
O significado do termo ‘branded content’, em português, é “conteúdo de marca”, isto é, produção de conteúdo relacionado diretamente a uma marca.
Em uma estratégia bem estruturada de branded content não basta produzir qualquer conteúdo sobre a marca. O mais importante nessa ação é saber o que o seu público-alvo quer ver e ouvir. O mestre do marketing digital, Neil Patel, ensina que nenhum conteúdo será relevante se não for compreendido o que a audiência/consumidor realmente deseja.
O Branded Content gera relacionamento
Para aplicar o branded content na estratégia de comunicação e marketing de sua empresa, é necessário, primeiramente, entender que o cliente é o protagonista de tudo. Dessa forma, a marca, o produto ou o serviço deixam de ser os atores principais na produção de conteúdo.
Diferentemente da publicidade tradicional que vendia apenas o produto, hoje as estratégias de marketing fazem das relações comerciais um verdadeiro relacionamento com o cliente. E essa relação é baseada no tripé informação, entretenimento e publicidade. O branded content deve fazer com que a audiência capte emocionalmente a mensagem transmitida.
Por trás de toda e qualquer ação de marketing, há um ser humano com desejos, opiniões e valores. Assim, a comunicação publicitária de uma empresa ou marca que não cria valor e não gera objetivos e conexões jamais terá relevância e sua performance não abrirá concorrência no mercado. Publicidade sem geração de vínculos e elos com o cliente é uma ação sem resultados.
O Branded Content reforça o posicionamento da marca
Como o branded faz da audiência a grande protagonista, é preciso focar na mensagem que será transmitida e não no produto a ser vendido. O branded content deve reforçar o posicionamento da marca promovendo o seu valor de forma que o cliente dela se lembre de maneira involuntária. A meta é a de que o cliente compre a mensagem e os valores da marca, antes do produto.
Para realizar o branded content é preciso, antes de tudo, pensar na história ou informação com a qual o seu público se identifique e se emocione. Requisitos como a criatividade, a transparência, a originalidade, autoridade no assunto e emoção são fundamentais na execução da estratégia. O importante é gerar uma mensagem que crie conexão e ocupe o coração e a mente do cliente por um longo período de tempo.
Assim como acontece com toda estratégia de marketing, é preciso, primeiramente, entender a persona https://4comunicacao.
Uma estratégia de branded content bem planejada e executada, portanto, faz com que o cliente deseje compartilhar e comentar sobre o conteúdo divulgado. Além de ajudar a marca alcançar mais pessoas, essa ação contribui efetivamente para a fidelização dos clientes e aumento das vendas. Ainda que vender não seja o objetivo principal de uma empresa é fundamental investir em branded content para solidificar a marca na cabeça das pessoas.
Case famoso de Branded Content
Parceria entre o jornal The New York Times e a Netflix
A Netflix investiu em branded content e fez uma campanha emocionante para divulgar a série “Orange is the new black”, em parceria com o The New York Times. O veículo divulgou um artigo sobre a vida em uma prisão para mulheres. O conteúdo produzido pelo T Brand Studio, do The New York Times, um dos principais produtores de conteúdo do mundo, trouxe o caso emblemático da realidade dos presídios femininos americanos. A estratégia mostrou que o modelo de prisões masculinas não funciona para as mulheres detentas.
O artigo, sozinho, não conseguiria divulgar, com sucesso a série e, certamente, não iria angariar novos assinantes on-line para o jornal, mas a maneira como ele foi pensado, produzido e divulgado fez de “Orange is the new black” um grande sucesso. As imagens e áudios utilizados prenderam a atenção da audiência, sobretudo do público interessado no tema. Foram geradas a curiosidade e a surpresa tão necessárias em uma estratégia de branded content para transmitir a mensagem.
Confira aqui o case https://www.nytimes.com/
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