Mais do que apenas expressar, a comunicação assertiva é um dos principais caminhos que pode levar sua empresa ao sucesso e a lugares que você jamais imaginou.

O que é comunicar?

Do latim “communicare”, o conceito de comunicação é tornar comum, compartilhar, trocar conhecimentos, opiniões, associar, conferenciar. Trata-se da emissão e do recebimento de informações.

Quais são os tipos de comunicação?

Não importa qual é a área de atuação de uma empresa. A comunicação é a forma como o cliente ou parceiro comercial entendem o que ela tem a oferecer e como pretende resolver determinada demanda. Se no mercado de trabalho a comunicação é considerada uma habilidade, no mundo dos negócios é a ferramenta que pode ditar o sucesso ou o fracasso. A comunicação pode ser verbal, não verbal, escrita e visual.  

Verbal

É o uso da linguagem para transferir informações. É por meio da conversa que o mensageiro e o receptor trocam informações e, por isso, falar de forma clara, natural e objetiva é essencial. Neste caso, também é preciso incluir a linguagem de sinais (libras).

Não Verbal

Aqui quem entra em cena é o corpo. A forma como alguém se posiciona diz muito sobre suas intenções. Por exemplo, uma pessoa que permanece de braços cruzados, durante a discussão de uma proposta, passa a sensação de estar fechada para novas ideias. Sendo assim, a expressão corporal durante uma conversa também é muito importante. Assim, é preciso ser natural, olhar de maneira e direta para o interlocutor e ter bastante cuidado com expressões que podem passar mensagens ruins, como o desinteresse e a antipatia.

Escrita

De forma literal, comunicação escrita é a utilização de símbolos, como letras ou números, para transmitir informações. É importante que seja clara, leve e de fácil compreensão. Use palavras do dia a dia que sejam familiares a todos.

Visual

Pode ser considerada uma das mais importantes quando se trata do mundo dos negócios. O visual é o primeiro impacto, a primeira impressão, ou seja, a primeira forma de comunicação entre as pessoas. É essencial que uma marca saiba se colocar bem nesse sentido. Usar cores, formas e símbolos que revelem confiança, seriedade e a essência do negócio é indispensável para quem quer ser visto e lembrado.

Um bom Plano de Mídia melhora a comunicação com o seu público-alvo

Se tem uma coisa na comunicação empresarial, sobretudo, que pode fazer toda a diferença para um negócio é o chamado “Plano de Mídia”. Ele nada mais é do que um planejamento estratégico de marketing com a finalidade de definir quais canais de comunicação serão utilizados para a divulgação de uma marca. Com ele, a interação com o público-alvo é efetiva, gerando receita e o reconhecimento da marca.

Um plano de mídia bem elaborado traz as seguintes vantagens:

  • Gera vendas;
  • Motiva a compra;
  • Conquista novos clientes;
  • Evidencia os diferenciais da sua marca;
  • Gera posicionamento e reconhecimento de marca;
  • Mostra suas soluções para diferentes públicos.

Se você precisa melhorar a sua comunicação, conte com o time de especialistas da Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica!

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