Branded Content é a estratégia de marketing digital que utiliza publicidade, informação e entretenimento na mensagem transmitida ao consumidor.

 

Depois de explicar o que é o conteúdo de marca,  e mostrar qual é a origem dessa estratégia de comunicação e marketing, a QU4TRO traz, nesta semana, casos famosos de branded content no Brasil e no exterior.

 

Branded Content para inspirar

 

– Campanha da Always: Meu Jeito Nossa Vitória

No branded content, produzido em um vídeo, a Always aborda o poder, a liberdade e a versatilidade da mulher. Ainda que em diferentes ciclos (da vida ou menstrual), a empresa promove a valorização da mulher: menina, adolescente, mulher, mãe, empresária, esportista, apaixonada, executiva ou estudante todas têm o mesmo valor e se encontram em um momento da vida. De uma maneira sútil, a empresa vende o seu produto (absorventes) sem que a audiência o perceba na publicidade feita. O público, feminino na sua esmagadora maioria, não tira os olhos da tela onde é mostrada a jornada incrível de várias mulheres e cada uma do seu jeito.

 

– Campanha da Honda: monociclos UNI-CUB 

Em 2014, a Honda contratou a banda norte-americana OK Go, de Chicago, conhecida pelo seu rock alternativo e seus divertidos videoclipes e lançou o vídeo da sua música “I Won’t Let You Down”. 

No videoclipe da banda, seus integrantes cantam e dançam a bordo dos monociclos UNI-CUB da Honda que não possuem nenhuma citação direta da marca, nem mesmo um logotipo. O conteúdo é engraçado, instigante, leve e gera uma identificação com o público que gosta de rock, de dança e de monociclos. Outra característica marcante do branded content da Honda é justamente não fazer do produto o protagonista do conteúdo; aqui o público é o protagonista como deve ser em toda produção de conteúdo de marca.

 

– Campanha da Volvo Auto da Índia: Make Your City Safe – Women Safety Video 

A Volvo, empresa mundialmente conhecida pela segurança oferecida em seus veículos, aborda nessa campanha a falta de segurança das mulheres na Índia. As pesquisas mostravam, à época, que 84 por cento delas se sentiam inseguras. A empresa convocou, então, todas as mulheres indianas a sair nas ruas, sem medo, para uma caminhada noturna. Ao final do anúncio, a marca apresenta um Volvo branco, estacionado em uma via pública, com uma mulher, a motorista, do lado de fora do veículo e uma mensagem, ao fundo, convidando todas as indianas para uma caminhada, à noite, no dia 19 de maio de 2018, em Mumbai. O objetivo da caminhada era mostrar às mulheres que elas poderiam sair em segurança para as ruas, na India.

 

– Campanha da Dove: Retratos da Real Beleza/Você é mais bonita do que pensa

O filme Retratos da Real Beleza foi assistido por mais de 50 milhões de pessoas em apenas 12 dias após o seu lançamento. O conteúdo fala sobre a falta de percepção das mulheres sobre a sua própria beleza. Como as mulheres, sobretudo, são bombardeadas, diariamente, por um padrão de beleza “inalcançável”, Dove ainda hoje faz com que as mulheres repensem esse padrão imposto e as faz lembrar que elas são mais bonitas do que pensam. No conteúdo de marca, a proposta não é diretamente vender os produtos Dove, mas inspirar mulheres a reconsiderar a visão que elas têm da própria beleza, sobretudo depois de saber que isso pode ser simples e tão fácil quanto se enxergar pelo olhar de um desconhecido. O vídeo Retratos da Real Beleza viralizou e já foi assistido quase 200 milhões de vezes.

 

Graças ao Branded Content, a Lego tem a maior audiência no YouTube

Segundo a Socialbakers, a Lego se firmou como a empresa de maior audiência no YouTube. Atendendo todas as expectativas de seu público, a marca produz conteúdo (branded content) que encanta e fideliza os seus clientes.

Além disso, a Lego lançou, em 2013, o Lego Movie, um longa-metragem de duas horas com branded content que imprime e reforça os valores fundamentais para a marca.

Em todos os exemplos de branded content, acima, nenhum dos conteúdos das marcas se parece com propaganda. Tendo o público como protagonista da mensagem transmitida, o branded content envolve a audiência, conquista fãs, posiciona a marca e atrai novos clientes. A venda dos produtos não está em primeiro lugar, mas ela acontece de maneira automática, sem que o publico a perceba.

Para saber mais sobre estratégias de comunicação e marketing digital, acesse o Blog da QU4TRO.