Na publicação passada, a Qu4tro falou sobre o streaming, que é uma forma de transmissão de som e imagem ao usuário sem que ele precise aguardar o conteúdo ser baixado completamente para ser assistido ou ouvido. O live streaming é um “filho” do streaming.

O que é o live streaming?

Se o streaming é a tecnologia de transmissão de um fluxo de mídia constante, sem necessitar de download, o live streaming é o uso dessa mesma tecnologia para transmissões ao vivo on-line de conteúdos multimídia. 

Com o live streaming, o conteúdo gravado é transmitido ao público em tempo real via dispositvos conectados a uma plataforma da internet. Nessa opção de transmissão on-line, contar com uma excelente conexão de internet é fundamental, pois, se a conexão for interrompida, o usuário não conseguirá voltar à cena; a não ser que o conteúdo seja disponibilizado depois. Já no caso do streaming, os arquivos de áudio ou vídeo podem ser vistos e ouvidos novamente, caso a conexão seja interrompida. 

Entre as transmissões feitas pela tecnologia de live streaming estão shows de cantores, aulas, palestras, congressos, inaugurações, eventos diversos e outros conteúdos que interessam a públicos-alvos.

Como surgiu o live streaming?

Em 1993, a banda de garagem ‘Severe Tire Damage’ realizou a primeira transmissão ao vivo, no mundo, via streaming. Formada por profissionais de tecnologia de Palo Alto, na Califórnia (EUA), a banda transmitiu um pequeno show realizado no Centro de Pesquisa da Xerox .

Em 1995, a empresa RealNetworks transmitiu, pela primeira vez, uma partida de beisebol, entre o New York Yankees e o Seattle Mariners. Também nesse ano, ocorreu a primeira transmissão, via internet, de um evento inteiro, o Word Magazine, mas somente em formato de áudio (podcast).

No Brasil, em 14 de dezembro de 1996, Gilberto Gil e sua banda tocaram a música “Pela Internet” no escritório da Embratel, no Rio de Janeiro. A canção foi propagada on-line em naquele mesmo instante, um feito até então inédito no país que só foi possível graças a uma parceria da empresa de telecomunicações com a IBM e o jornal O Globo.

Vantagens do live streaming para as empresas

Os benefícios do live streaming são inúmeros e eles podem alavancar negócios e serviços trazendo resultados surpreendentes quando traçado um bom planejamento estratégico de comunicação antes do conteúdo ser transmitido on-line e em tempo real. Fique por dentro de algumas vantagens:

  • Maior interação com o público-alvo e engajamento, já que quem está assistindo à transmissão também pode se manifestar em tempo real. A interação entre o criador de conteúdo e o espectador é instantânea, o que pode não acontecer com transmissões que não sejam em tempo real. Levantamento feito pelo Facebook apontou que as lives feitas na rede social recebem 10 (dez) vezes mais comentários do que os videos gravados. https://about.fb.com/news/2016/04/introducing-new-ways-to-create-share-and-discover-live-video-on-facebook/ ;
  • Aproximação das pessoas: com o live streaming é possível captar e transmitir o “agora” para um maior número de pessoas, ao mesmo tempo, independente de localização geográfica;
  • Nenhuma experiência gravada substitui a experiência de assistir e participar de um evento em tempo real;
  • Transparência e credibilidade: as empresas que utilizam essa ferramenta mostram que são transparentes em suas ações e, com isso, ganham mais credibilidade do público, uma vez que o conteúdo transmitido em tempo real não pode ser editado; 
  • Maior alcance da comunicação entre empresas permitindo a realização  de reuniões, por exemplo, sem a necessidade da presença dos envolvidos, em projetos ou discussões, no mesmo espaço físico; 
  • Melhor e mais eficiência na comunicação interna https://4comunicacao.com.br/comunicacao-interna/  de grandes organizações; 
  • Menor investimento de recursos e baixo custo com a utilização de plataformas gratuitas de transmissão e com alcance ilimitado.

O live streaming, desenvolvido por meio da tecnologia de streaming, veio para ficar. Em 2023, o live streaming é uma das grandes apostas da comunicação e do marketing digital 

https://4comunicacao.com.br/marketing-digital-o-que-e-e-como-implementar-no-seu-negocio . Se a sua empresa, produto ou serviço pensam em ganhar mais espaço no mercado, conquistar novos clientes e fidelizar os existentes, é preciso aprender mais e dar mais atenção a essa estratégia de comunicação. 
A Qu4tro Comunicação e Assessoria Estratégica pode ajudar o seu negócio com excelentes estratégias de live streaming. Entre em contato conosco pelo nosso site  

https://4comunicacao.com.br/.

Acesse também o nosso Instagram https://instagram.com/4assessoriaestrategica?igshid=YmMyMTA2M2Y= .